O mercado de moda em geral tem tido grande crescimento no e-commerce brasileiro nos últimos anos. Apesar do segmento de moda masculina ainda não aparecer em destaque nas pesquisas já é possível observar diversos sites com foco em conteúdo desse nicho.
Uma pesquisa recente feita pela consultoria IBISWorld mostrou que no mercado americano o setor de moda masculina foi o que mais cresceu nos últimos 5 anos, sendo que o de sapatos apresentou o terceiro maior crescimento.
Plano de Negócios E-commerce Sapatos Masculinos
Como o mercado brasileiro normalmente acompanha o americano, existe uma ótima oportunidade para montar uma loja virtual de sapatos masculinos. Nesse artigo você irá ver os principais requisitos para montar o seu e-commerce, confira:
Modelo de Negócios
Loja Virtual de Sapatos Masculinos
*Você poderá ver com mais detalhes esses conceitos no artigo Monte Seu E-commerce – Modelo de Negócios
Segmentos de clientes
O mercado de moda masculino pode ser dividido de acordo com os estilos, forma de vida e ocasiões.
No exemplo acima optamos por trabalhar um estilo casual para homens jovens e modernos. Mas poderiam ser diversos outros como uma linha mais clássica, focada apenas no social, mais jovem para adolescentes e até com um foco maior na variedade por exemplo, trabalhando com diversas marcas.
É importante que você defina quais sãos os segmentos que quer atuar, não precisa ser apenas um, e que eles estejam muito bem alinhados com as suas propostas de valor.
Propostas de valor
É a razão da usa loja virtual existir. É o valor que você cria para os segmentos de clientes.
No exemplo definimos que a loja irá ajudar homens jovens e modernos a ter um estilo de vida mais informal, dentro das últimas tendências de moda masculina e sem deixar de lado o conforto e a qualidade.
Essa proposta está alinhada com os segmentos de clientes que definimos em primeiro lugar. Dependendo do seu planejamento você pode criar vários segmentos de clientes e ter propostas de valor adequadas para cada um deles.
Essa etapa é de fundamental importância pois irá guiar toda a empresa, principalmente suas ações de marketing digital.
Lembre-se que pode ser que no começo ela não seja tão clara assim mas é importante ser definida para ter um ponto inicial. Posteriormente, conforme você for medindo os resultados, poderá mudar ou até explorar suas propostas de valor de outras formas.
Canais
Os canais de distribuição são as formas como você entrega suas propostas de valor para seus segmentos de clientes. Como estamos falando em montar uma loja virtual de sapatos, o principal canal será o site. Isso não impede que você tenha também uma loja física em conjunto com o site.
Uma plataforma de e-commerce completa e que te proporcione crescimento contínuo é fundamental para o sucesso da loja virtual.
Uma informação bastante importante para lojas virtuais de sapatos são as tabelas de medidas. Sempre é bom informar todos os tamanhos do calçado, como a largura por exemplo, além de apenas o número. Isso ajuda o cliente a ter certeza de que aquele número irá servir.
Além disso filtros nas categorias dos produtos por tamanho, cores e estilos facilitam a busca pelos sapatos ajudando na conversão e no desempenho da sua loja virtual.
Relacionamento com o cliente
Esse bloco é o responsável por comunicar as suas propostas de valor para os segmentos de clientes. Podemos considerar todas as ações de marketing digital do seu e-commerce.
No marketing digital de uma loja virtual de sapatos masculinos você poderá trabalhar bastante dicas de moda, as principais tendências, como escolher um sapato de acordo com a personalidade, ocasiões, etc.
É importante testar campanhas com conceitos diferentes para ver o que funciona melhor com o seu cliente. Medindo os resultados de cada uma delas você saberá rapidamente quais são as melhores e irá evitar desperdiçar dinheiro com ações que não trazem resultados.
Além do marketing toda a parte de atendimento ao cliente também conta como relacionamento. Desde antes da venda até após a entrega dos produtos. É importante que você esteja presente nos canais que o seu cliente está também, como nas redes sociais pro exemplo.
Fontes de receita
A principal fonte de receitas será a venda de sapatos masculino. Porém você também pode e deve trabalhar com acessórios que complementam os calçados como meias, cintos ou carteiras por exemplo.
Procure testar outras formas de venda que possam ser mais atraentes como assinatura de um pacote mensal, trimestral de meias por exemplo.
Formas de pagamentos também são importantes. Veja o que o seu cliente prefere ou utiliza mais (quantas vezes parcela no cartão, se gosta de utilizar dois cartões, se prefere pagar à vista com desconto, etc).
Recursos Chave
Os recursos chave são tudo o que você precisa ter para montar uma loja virtual de sapatos masculinos. São os recursos necessários para que os cinco primeiros blocos funcionem perfeitamente.
Conhecimento de moda masculina é indispensável. Você terá que estudar constantemente as principais tendências de moda no setor e saber como utilizar os sapatos e acessórios da sua loja.
Para trabalhar o relacionamento com o cliente você deverá conhecer as ferramentas de marketing digital.
O site você poderá contratar uma empresa para criar mas é importante que você estude as funcionalidades que a plataforma deverá ter para a sua loja de sapatos virtual.
Fornecedores de sapatos masculinos também são vitais para montar um bom catálogo de produtos, além da estrutura necessária para realizar a logística (armazenagem, entregas e devoluções).
Atividades Chave
As atividades chave são todas as atividades necessárias para manter os cinco primeiros blocos funcionando.
As principais são planejar e executar todas as ações de marketing digital, gerir o site (pedidos, cadastro de produtos, estoque, etc), gestão da logística (entregas, devoluções, compra de estoque), montar o mix de produtos e medir tudo o que acontece na loja virtual.
No começo alinhar o mix de produtos de acordo com os segmentos de clientes será uma das principais tarefas. No segmento de calçados masculinos os principais fornecedores se dividem nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Bahia, Paraíba e Ceará.
O pólo de Franca, em São Paulo, abriga 760 indústrias de calçados e 85% da produção é voltada para o segmento masculino.
Acesse o guia Plano de Negócios Loja Virtual Sapatos Masculinos e descubra fornecedores, margens e estoque inicial.
Parceiros Chave
Todas as empresas e profissionais que podem te ajudar na operação da sua loja virtual de sapatos masculinos são parceiros chave.
Alguns deles são indispensáveis como os correios e os fabricantes de calçados. Outros, dependendo do seu conhecimento e dos seus sócios, podem ajudar caso vocês não tenham o conhecimento técnico na atividade: desenvolvedores web, agências de marketing, consultores de moda masculina, etc.
Existem parceiros que serão necessários seja como ferramentas (ex: sistema de gestão online) ou portais, blogs e revistas especializadas em moda masculina.
Quando você for terceirizar alguma atividade procure conhecer bem o parceiro e entenda que o sucesso não depende apenas dele mas de você também. Se o parceiro não é bom “tecnicamente” não irá trazer os resultados esperados. Se você não souber o que exigir do parceiro e não passar as necessidades do negócio com clareza também não terá resultados.
Estrutura de Custos
Esse bloco engloba todos os custos envolvidos na operação do e-commerce de sapatos masculinos.
Ter o controle dos custos é fundamental para que a sua loja virtual tenha um bom desempenho. Saber no que investir e qual o limite de custos que você pode assumir impactam diretamente no lucro e pode definir o sucesso ou não do e-commerce.
Atributos do Nicho
No gráfico acima você pode entender melhor os principais atributos do nicho de sapatos masculinos.
Para maiores detalhes leia o artigo Como Escolher um Nicho no E-commerce.
Sazonalidades
As principais sazonalidades do setor de sapatos masculinos são o Dia dos Pais, Black Friday e Natal, além das estações do ano.
Quanto custa abrir uma loja virtual de sapatos masculinos?
Aqui no Brasil você, varejista, tem que trabalhar com caixa negativo.
Isso significa que você vai pagar as contas da sua loja virtual antes de receber todo o dinheiro das vendas. Essa situação não é culpa sua, mas sim do sistema brasileiro que é mal planejado, pois você:
- Tem que financiar seu cliente oferecendo compras parceladas no cartão
- Não consegue parcelar as compras de estoque no mesmo prazo que você financia seu cliente
- Paga impostos antecipadamente, em cima do faturamento
- Não consegue financiamentos com custos atrativos
Em função disso, é essencial ter um planejamento financeiro com projeções mensais de entradas e saídas de caixa. O risco de você ter problemas de falta de dinheiro são enormes e, além de toda a gestão operacional, você precisa entender de finanças.
Para ver o planejamento completo, com todos os custos, canais de receitas e projeções mensais, baixe o plano de negócios:
Plano de Negócios Completo E-commerce Sapatos Masculinos