O mercado de moda é hoje o que mais cresce no e-commerce, correspondendo a 15% do total do volume de pedidos de todo o e-commerce. Segundo pesquisa do Ibope, as classes C, D e E foram responsáveis por 58% dos gastos com moda infantil no país.
O nicho de moda infantil tem apresentado grande crescimento fora dos principais eixos (Rio de Janeiro, São Paulo, etc).
Esse público hoje está cada vez mais atualizado em função da internet. Eles acompanham as tendências de moda e já expressam as suas preferências desde muito pequenos, sendo influenciados pelo estilo de moda dos pais e principalmente de séries, filmes e novelas infantis.
Confira abaixo como montar uma loja virtual de roupa infantil.
Mercado Online
O segmento infantil (moda e brinquedos) online registra mais de 9 milhões de acessos por mês em todo o Brasil. É um nicho que tem na liderança as principais marcas como Tricae, Ri Happy e Grão de Gente, mas que possui mais de 30% (Conversion Share of Search) segmentado em diversas lojas menores, de nicho. O setor apresenta grande presença em sites de buscas e redes sociais, sendo este o principal caminho para as pessoas conhecerem as marcas (Webshoppers).
Nichos de Moda Infantil
Uma grande vantagem do segmento de moda infantil é que existem uma infinidade de nichos que você pode escolher para trabalhar. Você pode focar em gênero, faixas etárias e estilos de moda. Além disso, os pais estão sempre procurando novidades para seus filhos, o que torna o mercado da moda infantil extremamente dinâmico.
Alguns exemplos de segmentação:
- Bebês (até 2 anos)
- Pré-escolar (2 a 6 anos)
- Pré-adolescência (6 a 12 anos)
- Geek/Rock/Nerd
- Social/Casual/Divertido
- Masculino/Feminino
Atributos do Nicho
No gráfico acima você pode entender melhor os principais atributos do nicho de moda infantil.
Para maiores detalhes leia o artigo Como Escolher um Nicho no E-commerce.
Modelo de Negócios
O conceito que iremos utilizar é o do Business Model Canvas que você pode ver com mais detalhes no primeiro artigo do guia Monte seu E-commerce.
Ao segmentar os clientes, é possível direcionar os esforços de marketing para atender às necessidades específicas de cada grupo, como o público infantil e seus pais. A definição de propostas de valor claras é fundamental para destacar os benefícios que a loja oferece aos clientes e os problemas que pode resolver. A escolha dos canais de entrega, como o site, as transportadoras e as lojas físicas, é importante para garantir que os produtos cheguem aos clientes de forma adequada. O estabelecimento de um relacionamento com os clientes por meio de conteúdos relacionados ao universo infantil, como dicas de moda, filmes e séries, pode contribuir para a fidelização dos clientes e para o aumento das vendas.
Além disso, é importante estudar as formas de pagamento e as sazonalidades do mercado para garantir um fluxo de receitas consistente. Para isso, são necessários recursos chave como a marca, o conhecimento de moda infantil, o site e as plataformas de marketing e atendimento, bem como atividades chave como a medição do comportamento do cliente, a definição do mix de produtos e a gestão financeira. Por fim, os parceiros chave são cruciais para o sucesso do negócio, como os fornecedores, profissionais de marketing e empresas de logística.
O que vender em loja online infantil?
As feiras de fornecedores são uma ótima maneira de descobrir produtos e encontrar um fornecedor para revenda de moda ou roupa infantil. Esses eventos reúnem vários fornecedores em um só lugar, o que facilita a comparação de preços e produtos. Além disso, as feiras geralmente têm um ambiente mais informal, o que pode facilitar a negociação com os fornecedores.
A margem de lucro para roupa infantil deve ficar em 15%, 20%, de lucro líquido, para revenda. No caso de marca própria o lucro pode ser maior, chegando a mais de 30%.
Para saber mais sobre as principais feiras de fornecedores do setor, margens praticadas e sugestão de estoque inicial baixe o Plano de Negócios completo para Loja Virtual de Moda Infantil.
Sazonalidades
Entender os meses de maior e menor demanda é fundamental pois isso terá um impacto direto no seu fluxo de caixa e irá te ajudar a planejar as compras de estoque.
As principais sazonalidades do setor de moda infantil estão relacionadas às estações do ano e às datas especiais.
Qual o investimento para abrir uma loja virtual de roupa infantil?
Aqui no Brasil você, varejista, tem que trabalhar com caixa negativo.
Isso significa que você vai pagar as contas da sua loja virtual antes de receber todo o dinheiro das vendas. Essa situação não é culpa sua, mas sim do sistema brasileiro que é mal planejado, pois você:
- Tem que financiar seu cliente oferecendo compras parceladas no cartão
- Não consegue parcelar as compras de estoque no mesmo prazo que você financia seu cliente
- Paga impostos antecipadamente, em cima do faturamento
- Não consegue financiamentos com custos atrativos
Em função disso, é essencial ter um planejamento financeiro com projeções mensais de entradas e saídas de caixa. O risco de você ter problemas de falta de dinheiro são enormes e, além de toda a gestão operacional, você precisa entender de finanças.
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