A moda praia no Brasil é um mercado em crescimento com muitas oportunidades. O país produz 260 milhões de peças por ano segundo a ABIT (Associação Brasileira de Indústria Têxtil). Para se destacar, as empresas devem prestar atenção às tendências, desenhos, tecidos, estampas e cortes.
A indústria vai muito além dos biquínis e maiôs. Outros itens como toalhas, sungas, saídas de praia, shorts, óculos de sol, chinelos podem complementar o seu catálogo de produtos.
Plano de Negócios E-commerce Moda Praia
O perfil do seu cliente, em especial o tipo de corpo, tamanho, são fundamentais na hora de definir nicho para atuar e quais produtos escolher.
Veja nesse artigo como abrir um e-commerce de moda praia e acesse o plano de negócios completo do segmento.
Mercado Online
O segmento de moda online registra mais de 100 milhões de acessos por mês em todo o Brasil. É um nicho que engloba desde lojas mais tradicionais até uma infinidade de pequenas lojas dos mais diversos segmentos.
Modelo de Negócios
Qual a razão da sua loja existir?
O primeiro passo para abrir um e-commerce de moda praia é definir qual a razão dela existir.
Um porquê bem definido, claro e específico vai te ajudar a criar uma comunidade de clientes que também acreditem nessa proposta. Isso cria um filtro que ajuda a escolher produtos e fornecedores, a criar a identidade visual e comunicar de maneira clara os objetivos do negócio.
Se os seus clientes sabem porquê compram de você fica muito mais fácil se diferenciar da concorrência, você não precisa ficar concorrendo em preço e terá margens maiores.
Produtos e Fornecedores
Para descobrir fornecedores de revenda comece visitando feiras do segmento de moda e lembre-se sempre de utilizar o porquê da sua loja para filtrar os fornecedores que fazem mais sentido.
Regiões como o Brás, Bom Retiro, Brusque e Cianorte também são polos interessantes para encontrar fornecedores.
Para lista das feiras de fornecedores do setor acesse o Plano de Negócios Loja Virtual Moda Praia.
Sazonalidades
As principais sazonalidades do setor de moda praia estão relacionadas ao período de primavera e verão. Também é comum ter produtos de moda fitness para o período de inverno.
Quanto custa abrir um e-commerce de moda praia?
Aqui no Brasil você, varejista, tem que trabalhar com caixa negativo.
Isso significa que você vai pagar as contas da sua loja virtual antes de receber todo o dinheiro das vendas. Essa situação não é culpa sua, mas sim do sistema brasileiro que é mal planejado, pois você:
- Tem que financiar seu cliente oferecendo compras parceladas no cartão
- Não consegue parcelar as compras de estoque no mesmo prazo que você financia seu cliente
- Paga impostos antecipadamente, em cima do faturamento
- Não consegue financiamentos com custos atrativos
Em função disso, é essencial ter um planejamento financeiro com projeções mensais de entradas e saídas de caixa. O risco de você ter problemas de falta de dinheiro são enormes e, além de toda a gestão operacional, você precisa entender de finanças.
Para ver o planejamento completo, com todos os custos, canais de receitas e projeções mensais, baixe o plano de negócios:
Plano de Negócios E-commerce Moda Praia