No Brasil, o mercado de vinhos está em crescimento. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Vinhos (ABIVIN), o consumo per capita de vinho no país cresceu chegando a 6,7 litros por habitante. Com esse crescimento, surgem novas oportunidades para quem deseja investir nesse mercado.
A rica diversidade de solos e climas do Brasil torna-o um lugar atraente para a produção de vinho. As principais regiões produtoras de vinho do país se encontram no sul e sudeste, onde o clima é quente e seco. Estas regiões abrigam castas tradicionais como Criollos, Urcaiches e Morrastles, assim como novos híbridos com apelo internacional, como Cab Sauv, Cab Franc, e Shiraz.
Plano de Negócios Loja Virtual Vinhos
Uma das formas de investir nesse mercado é abrindo uma loja virtual para vender vinhos pela internet. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para garantir o sucesso do negócio. Neste artigo, você vai aprender como abrir um e-commerce de vinhos e quais são as principais estratégias para ter sucesso nesse negócio.
Mercado Online
O segmento de Comidas e Bebidas online registra mais de 100 milhões de acessos por mês em todo o Brasil. É um nicho que tem na liderança o iFood, Atacadão e Cacau Show e a Wine no segmento de vinhos.
Modelo de Negócios
Qual a razão da sua loja de vinhos existir?
Antes de começar a construir sua loja on-line, você deve responder a esta pergunta. Por que ela existe?
O propósito de sua loja o ajudará a criar uma base de clientes entusiasmados, estabelecendo uma missão clara, específica e bem fundamentada. Ela também o ajudará a escolher produtos e fornecedores, estabelecer uma identidade visual e expressar seus objetivos comerciais. Se seus clientes sabem porque compram de você, você será capaz de se diferenciar da concorrência, não terá que competir no preço e seus lucros serão maiores.
O modelo de negócios é a primeira etapa para entender qual será a proposta de valor e segmentos de clientes.
Produtos e Fornecedores
Para quem deseja revender vinho, é importante conhecer os fornecedores do produto. Isso porque eles são responsáveis pela qualidade do vinho que será comercializado. Além disso, os fornecedores de vinho também podem ajudar na escolha dos rótulos que melhor atendam às preferências dos clientes.
Para descobrir fornecedores de revenda comece visitando feiras do segmento e lembre-se sempre de utilizar o porquê da sua loja para filtrar os fornecedores que fazem mais sentido. Acesse o guia Plano de Negócios Completo E-commerce de Vinhos e veja as principais feiras, margens e estoque inicial.
Sazonalidades
As principais sazonalidades do setor de vinhos estão relacionadas ao período do inverno e festas de fim de ano.
Durante esse período, muitas pessoas gostam de comprar vinho como um presente para sua família e amigos. Como resultado, lojas e distribuidores vêem um aumento nas vendas durante esta época do ano.
Quanto custa abrir um e-commerce de vinhos?
Aqui no Brasil você, varejista, tem que trabalhar com caixa negativo.
Isso significa que você vai pagar as contas da sua loja virtual antes de receber todo o dinheiro das vendas. Essa situação não é culpa sua, mas sim do sistema brasileiro que é mal planejado, pois você:
- Tem que financiar seu cliente oferecendo compras parceladas no cartão
- Não consegue parcelar as compras de estoque no mesmo prazo que você financia seu cliente
- Paga impostos antecipadamente, em cima do faturamento
- Não consegue financiamentos com custos atrativos
Em função disso, é essencial ter um planejamento financeiro com projeções mensais de entradas e saídas de caixa. O risco de você ter problemas de falta de dinheiro são enormes e, além de toda a gestão operacional, você precisa entender de finanças.
Para ver o planejamento completo, com todos os custos, canais de receitas e projeções mensais, baixe o plano de negócios:
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