O mercado de móveis e decoração online está entre os maiores segmentos do setor, correspondendo a 9,8% do volume total dos pedidos online (6ª maior categoria), e 5o em volume financeiro(7,7%), segundo o último relatório da WebShoppers.
A presença online nos último anos de grandes marcas de móveis também influenciou muito o crescimento do setor.
Diversos segmentos tem encontrado boas oportunidades como o mercado de luxo por exemplo. O setor movimenta cerca de 7 bilhões por ano sendo que o de móveis de luxo representa 26% do total. Os fabricantes tem investido em itens exclusivos e de grande valor agregado para atender essa fatia de mercado.
Plano de Negócios Loja Virtual Móveis
Outros segmentos como móveis provençais e retro/vintage também apresentaram bom crescimento nos último anos.
Como abrir uma Loja Virtual de Móveis
Segundo a última pesquisa do google o e-commerce no brasil tende a crescer mais de 10% ao ano até 2025.
Para avaliar esse nicho vamos discutir alguns itens conforme o artigo Como Escolher um Nicho no E-commerce.
Potencial para agregar valor
No segmento de móveis a grande oportunidade de agregar valor se refere á decoração.
Educar o cliente desde antes da compra, ensinando como escolher um estilo de decoração por exemplo, ou qual estilo se adapta melhor ao estilo de vida dele são boas oportunidades para começar o relacionamento.
Saber equilibrar os itens em um ambiente não é uma tarefa fácil e você pode utilizar isso para manter todo o relacionamento com seu público.
Parceria com arquitetos e decoradores também são importantes nesse quesito. Mostrar uma visão profissional de acordo com cada estilo de decoração agrega ainda mais valor aos produtos.
No primeiro gráfico do artigo mostramos que existe demanda por estilos específicos como retrô ou provençais.
Ter um foco bem definido é uma das razões de sucesso de muitas lojas virtuais e você pode utilizar esses estilos para se tornar um especialista.
Tipo de cliente
Quais são os principais tipos de clientes no nicho de móveis e decoração?
Essa é uma pergunta que não tem um resposta certa, depende de cada estilo, classe social e diversos outros aspectos.
Porém podemos destacar que existem muitas pessoas que são fãs de marcas do setor, que compram independente de valores, por se identificarem com a proposta de valor.
Esse tipo de cliente é importante principalmente para lojas que tenham um foco maior. Eles percebem o valor que você entrega e certamente estão dispostos a pagar mais por isso.
Identifique também a faixa etária e aspectos como sexo e localização.
É comum a maioria dos consumidores serem mulheres, por gostarem mais de decoração.
Mas será que o público masculino não pode ser interessante também? Quais são as diferenças?
Se você for trabalhar com móveis de luxo por exemplo, certamente seu público será de uma faixa etária mais elevada ou apenas de uma classe social (A, A+).
Com relação á localização, será que existem móveis com foco em características regionais da população?
Ticket médio e margem de lucro
O investimento necessário para abrir uma loja de móveis vai variar de acordo com o foco que você escolher.
Mesmo assim podemos estimar um investimento inicial em torno de 200, 300 mil, principalmente em função do estoque.
Entretanto, é muito comum no segmento de móveis a entrega ocorrer direto dos fornecedores, sem que você precise ter estoque.
Nesse caso o investimento poderá ser menor, porém o seu prazo de entrega será maior pois os produtos precisam ser fabricados antes.
Estude um equilíbrio nessa situação pois a pronta entrega é um fator de decisão de compra. Talvez ter uma parte do catálogo em estoque e outra direto do fornecedor possa ser uma opção mais viável.
A margem de lucro bruta normalmente fica na faixa dos 100% e a líquida entre 10% e 15%.
O ticket médio é alto, em torno de 2, 3 mil reais sendo que o cliente irá exigir um pós venda eficiente em função desse valor da compra.
Produtos
O catálogo de produtos de uma loja virtual de móveis pode ser extremamente rico, mesmo com um foco maior em algum estilo como vimos anteriormente.
É muito comum compor o catálogo por ambientes, oferecendo móveis e objetos de decoração para compor todo o espaço.
Isso é uma grande vantagem do setor pois você pode vender o ambiente completo, além de poder trabalhar margens diferentes para as peças principais e os acessórios.
Quando falamos em móveis são produtos que tem grande durabilidade e a maioria das linhas não costuma sair de moda rapidamente.
Esse aspecto também é outra vantagem pois permite investir bem no marketing (descrição dos produtos, fotos, vídeos, etc) sem se preocupar que o item vá sair logo de linha.
Outro ponto importante, como comentamos no tópico anterior, é o serviço ao cliente.
Como são produtos mais caros o cliente vai precisar de suporte para a venda ocorrer. É natural que ele queira esclarecer todas as dúvidas possíveis antes de comprar, o que faz com que você tenha que disponibilizar todas as informações de forma clara no site.
O pós venda também é fundamental pois o cliente irá exigir esse contato se tiver qualquer problema com o móvel, por menor que seja.
Como já comentamos, existe a possibilidade de se trabalhar sem estoque nesse segmento.
Num primeiro momento fica claro a possibilidade de automatização das vendas e escalabilidade do negócio.
Porém a logística não é tão simples assim. Não são todas as transportadoras que trabalham com móveis. Muitas delas são restritas aos principais centros do país. Existe a questão da montagem dos móveis também, dependo dos produtos que você trabalhe.
Falando em fornecedores de móveis e decoração, o segmento é muito bem atendido. Existem diversos fabricantes para cada estilo de decoração, tanto empresas grandes como pequenas. Para ter saber a lista de feiras de fornecedores, margens e estoque inicial acesse o guia Plano de Negócios Completo E-commerce Móveis.
Por último existe a questão da dificuldade de achar localmente determinados móveis.
Vender peças mais populares no e-commerce, além de ter a concorrência de outras lojas virtuais você vai concorrer com lojas físicas também.
O foco em determinados estilos permite que você trabalhe com peças que não são tão fáceis de achar localmente, principalmente fora dos grandes centros.
Modelo de Negócios
Qual a razão da sua loja exisitir?
O primeiro passo para criar sua loja online é definir qual a razão dela existir.
Um porquê bem definido, claro e específico vai te ajudar a criar uma comunidade de clientes que também acreditem nessa proposta. Isso cria um filtro que ajuda a escolher produtos e fornecedores, a criar a identidade visual e comunicar de maneira clara os objetivos do negócio.
Se os seus clientes sabem porquê compram de você fica muito mais fácil se diferenciar da concorrência, você não precisa ficar concorrendo em preço e terá margens maiores.
Sazonalidades
As principais sazonalidades do setor de móveis são mais lineares ao longo do ano e caem em dezembro, em função das fábricas fecharem para férias.
Quanto custa abrir uma loja virtual de Móveis?
Aqui no Brasil você, varejista, tem que trabalhar com caixa negativo.
Isso significa que você vai pagar as contas da sua loja virtual antes de receber todo o dinheiro das vendas. Essa situação não é culpa sua, mas sim do sistema brasileiro que é mal planejado, pois você:
- Tem que financiar seu cliente oferecendo compras parceladas no cartão
- Não consegue parcelar as compras de estoque no mesmo prazo que você financia seu cliente
- Paga impostos antecipadamente, em cima do faturamento
- Não consegue financiamentos com custos atrativos
Em função disso, é essencial ter um planejamento financeiro com projeções mensais de entradas e saídas de caixa. O risco de você ter problemas de falta de dinheiro são enormes e, além de toda a gestão operacional, você precisa entender de finanças.
Para ver o planejamento completo, com todos os custos, canais de receitas e projeções mensais, baixe o plano de negócios:
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