E-commerce de Moda Feminina – Plano de Negócios

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

O mercado de moda tem sido destaque no e-commerce nos últimos anos, sendo líder em vendas e um dos que mais cresce online.

Segundo o Webshoppers, o segmento de moda e acessórios é responsável por 14,2% dos pedidos no e-commerce.

Dentro desse universo encontramos o nicho de moda feminina, com maior participação. Encontramos diversas possibilidades como lojas específicas com movimentos de slow fashion, lojas focadas em sapatos e bolsas, lojas mais populares, até grandes portais incluindo marketplaces.

Plano de Negócios Loja Virtual Moda Feminina

Nesse artigo iremos analisar como você poderá abrir o seu e-commerce de moda feminina, incluindo detalhes da parte financeira, marketing e produtos.

Como abrir um E-commerce de Moda Feminina

Mercado Online

O segmento de moda online registra mais de 100 milhões de acessos por mês em todo o Brasil. É um nicho que engloba desde lojas mais tradicionais até uma infinidade de pequenas lojas dos mais diversos segmentos. O nicho apresenta grande presença em sites de buscas e redes sociais, sendo este o principal caminho para as pessoas conhecerem as marcas (Webshoppers).

Fonte: Conversion
Atributos do Nicho

Para avaliar esse nicho vamos discutir alguns itens conforme o artigo Como Escolher um Nicho no E-commerce.

Potencial para agregar valor

No segmento de moda existe uma necessidade grande das pessoas seguirem tendências e entenderem qual estilo é mais adequado, de acordo com sua personalidade e estilo de vida.

Essas necessidades podem ser muito bem exploradas com uma venda mais “consultiva”, orientada em ajudar o cliente a se vestir melhor.

Outra oportunidade pode ser o foco em estilos. Ao invés de procurar oferecer variedade para diversos perfis de clientes você pode focar em um estilo e, inclusive, investir em criar uma marca própria.

Recentemente participei de um projeto de uma marca que queria focar em um estilo mais romântico, slow fashion. O projeto se baseou nesse estilo com criação de marca própria com foco no varejo e no atacado também.

Esse caminho é uma ótima forma de agregar valor. Hoje existem empresas que ajudam o empreendedor na formatação da marca, criação de coleções e produção das peças. Essas empresas, chamadas de Private Label, possuem grande know-how pois trabalham com várias marcas, além de maior agilidade para fabricação e controle de qualidade de todo o processo.

Muitos empreendedores também optam por ter uma equipe própria de costureiras, compram os tecidos e demais insumos e contam com a ajuda de modelistas e ilustradores.

Tipo de cliente

Definir qual será o foco da sua loja virtual é um dos grandes desafios no início do negócio.

Conforme já cometamos a aposta em um estilo de vida, personalidade pode ser um ótimo caminho para se diferenciar.

Alguns estilos que você pode se inspirar:

  • Boho
  • Hippie Chic
  • Rocker
  • Punk
  • Ladylike
  • Vintage
  • Sexy
  • Cool
  • Clubber
  • Geek
  • Romântico
  • Biker

*Fonte: Audaces

Transformar esses clientes em fãs da marca ao longo do tempo é receita de sucesso.

Além disso você pode filtrar melhor esse perfil por faixa etária, por classe social e até localização.

Modelo de Negócios
Fonte: Smart4plan

 

Qual a razão da sua loja exisitir?

O primeiro passo para criar sua loja de moda online é definir qual a razão dela existir.

Um porquê bem definido, claro e específico vai te ajudar a criar uma comunidade de clientes que também acreditem nessa proposta. Isso cria um filtro que ajuda a escolher produtos e fornecedores, a criar a identidade visual e comunicar de maneira clara os objetivos do negócio.

Se os seus clientes sabem porquê compram de você fica muito mais fácil se diferenciar da concorrência, você não precisa ficar concorrendo em preço e terá margens maiores.

Produtos e Fornecedores

A composição do catálogo de produtos é essencial para o sucesso da loja.

O ticket médio de vendas, em torno de R$250,00, é um valor interessante pois é possível ter bom faturamento e lucratividade sem, necessariamente, ter uma grande operação logística.

Por outro lado, o nicho de moda feminina exige uma atenção maior na produção de peças publicitárias.

No caso de marca própria é fundamental ações de branding, produção de vídeos e participação em eventos de moda.

Assessoria de imprensa e parceria com influenciadoras também irão ajudar no crescimento da marca.

Apesar da participação em marketplaces ainda ser baixa no segmento (6,7%), é um canal que pode ser aproveitado dependendo da proposta da loja.

Caso você siga uma proposta mais “tradicional” a sua loja vai ter grande influência das sazonalidades do segmento. Trocas de coleções são constantes em função das estações de outono, inverno, primavera e verão, além de datas especiais como dia das mães, black friday e natal.

Isso irá demandar maior trabalho de marketing pois, girando o estoque mais rápido, você terá que atualizar sempre descrições de produtos, fotos e peças de marketing.

Por outro lado você tem oportunidade de trabalhar com vendas mais recorrentes, o que garante base de clientes maior e gera mais capital no caixa da empresa.

No caso de lojas “slow fashion” é possível focar mais na produção de fotos e demais peças para cada produto pois eles não são trocados tão rapidamente.

Para maiores detalhes de fornecedores e margens de produtos acesse o Plano de Negócios Completo E-commerce Moda Feminina.

 

Sazonalidades

Entender os meses de maior e menor demanda é fundamental pois isso terá um impacto direto no seu fluxo de caixa e irá te ajudar a planejar as compras de estoque.

As principais sazonalidades do setor de moda infantil estão relacionadas às estações do ano e às datas especiais.

Nas estações do ano temos as coleções:

  • Outono: Março
  • Inverno: Maio
  • Primavera: Setembro
  • Outubro: Verão

E as principais datas especiais são:

  • Dia das Mães: Maio
  • Dia dos Namorados: Junho
  • Black Friday: Novembro
  • Natal: Dezembro
Quanto custa abrir um e-commerce de moda feminina?

Aqui no Brasil você, varejista, tem que trabalhar com caixa negativo.

Isso significa que você vai pagar as contas da sua loja virtual antes de receber todo o dinheiro das vendas. Essa situação não é culpa sua, mas sim do sistema brasileiro que é mal planejado, pois você:

  • Tem que financiar seu cliente oferecendo compras parceladas no cartão
  • Não consegue parcelar as compras de estoque no mesmo prazo que você financia seu cliente
  • Paga impostos antecipadamente, em cima do faturamento
  • Não consegue financiamentos com custos atrativos

 

Em função disso, é essencial ter um planejamento financeiro com projeções mensais de entradas e saídas de caixa. O risco de você ter problemas de falta de dinheiro são enormes e, além de toda a gestão operacional, você precisa entender de finanças.

Para ver o planejamento completo, com todos os custos, canais de receitas e projeções mensais, baixe o plano de negócios:

Plano de Negócios Loja Virtual Moda Feminina

Como abrir MEI para E-commerce

O MEI, Microempreendedor Individual, é uma categoria empresarial criada para formalizar e facilitar a vida dos trabalhadores que atuam por conta própria. Ele é uma…
Todos os artigos carregados
Sem mais artigos para carregar

Deixe uma resposta