Loja Virtual de Suplementos

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Plano de Negócios Loja Virtual SuplementosO segmento de suplementos alimentares é uma boa opção para abrir uma loja virtual. A maior preocupação dos brasileiros com relação á saúde e a boa forma fez com que o setor apresentasse um crescimento de quase 25% ao ano, segundo a Euromonitor.

Outra pesquisa da IHRSA Global Report mostrou que o Brasil conta com mais de 30 mil academias e que 4% da população é aderente a esta prática.

Porém não são apenas praticantes ativos de esportes o perfil dos consumidores, mas também pessoas que desejam suplementar a alimentação. O conceito de estilo de vida fitness e esse maior cuidado com hábitos alimentares tornou produtos como multivitamínicos e suplementos funcionais campeões de vendas.

Tendências de buscas no Google por suplementos

Como abrir uma Loja Virtual de Suplementos

Segundo a última pesquisa do google o e-commerce no brasil tende a crescer mais de 10% ao ano até 2025.

Para avaliar esse nicho vamos discutir os itens abaixo.

Potencial para agregar valor

Existem diversas linhas de produtos no nicho de suplementos com objetivos bem diferentes. Os principais podemos citar como ganhar peso, massa muscular, perder gordura, definição muscular e aumento de energia. Em cada uma delas existem dezenas de opções.

Agora imagine alguém que está começando a querer melhorar a saúde, condicionamento físico e tudo mais. Qual objetivo é mais recomendado? Dentro desse objetivo como escolher os produtos ideais? Quais efeitos eles proporcionam? Por quanto tempo devo tomar determinado suplemento?

São diversas dúvidas que você pode utilizar para agregar valor no seu e-commerce. Parcerias com nutricionistas são fundamentais para criar conteúdos que orientem cada perfil de cliente de acordo com suas necessidades. Isso vale para toda a comunicação da loja, seja em redes sociais, blog, email-marketing, descrições de produtos, etc.

Educar as pessoas antes que elas se tornem clientes é uma ótima forma de começar um relacionamento que vai gerar vendas futuras. Mesmo aquelas que nunca pensaram em tomar suplementos podem reconsiderar se você esclarecer os principais pontos, quebrando preconceitos que possam existir no segmento.

Tipo de cliente

Quais são os principais problemas dos clientes desse nicho? Podemos dizer que são relacionados á performance esportiva mas também para quem tem problemas alimentares, não necessariamente ligados a atividade física.

Podemos dividir em pelo menos 3 perfis de clientes (persona): quem pratica atividade física, quem participa de competições profissionais e pessoas com problemas alimentares.

Com relação ao sexo o público feminino leva uma pequena vantagem no consumo (60%) com relação ao masculino (40%). A faixa etária principal é dos 20 aos 45 anos.

Como visto existem diversas possibilidades de segmentações, tanto para você trabalhar o marketing voltado para cada perfil como também para criar uma loja específica para um deles.

Produtos e Fornecedores

Lista Fornecedores Suplementos Atacado RevendaExistem diversas marcas de suplementos presentes no mercado, tanto nacionais como importadas. As principais que podemos citar são Probiótica, Max Titanium, New Millen e Integralmédica (nacionais), e Optimum, Dymatize e UniversalNutrition (importadas).

Produtos á base de proteínas correspondem á 65% das vendas, seguidos de aminoácidos e energéticos (15%) e hipercalórios (5%).

Muitos desse produtos tem baixo turnover, ou seja, não são descontinuados com muita frequência. Isso é bom pois você pode investir bastante no marketing e principalmente nas descrições dos produtos sem se preocupar em ter que refazer esse trabalho em pouco tempo.

O ticket médio de lojas de suplementos vai ficar na faixa de R$300,00 com taxa de conversão aproximada de 1,5%.  A margem de lucro líquida deve ficar em 10%, 15%.

Outro ponto importante é que para vender na internet ou em lojas físicas você vai precisar de uma licença da vigilância sanitária para poder operar.

Você pode encontrar fornecedores de suplementos, margens e catálogo inicial de produtosacessando o guia Plano de Negócios Completo E-commerce Suplementos.

Modelo de Negócios

Modelo Negócios E-commerce Suplementos – Fonte: Smart4plan

Qual a razão da sua loja exisitir?

O primeiro passo para criar sua loja online é definir qual a razão dela existir.

Um porquê bem definido, claro e específico vai te ajudar a criar uma comunidade de clientes que também acreditem nessa proposta. Isso cria um filtro que ajuda a escolher produtos e fornecedores, a criar a identidade visual e comunicar de maneira clara os objetivos do negócio.

Se os seus clientes sabem porquê compram de você fica muito mais fácil se diferenciar da concorrência, você não precisa ficar concorrendo em preço e terá margens maiores.

Qual o custo para abrir uma loja virtual de suplementos?

Aqui no Brasil você, varejista, tem que trabalhar com caixa negativo.

Isso significa que você vai pagar as contas da sua loja virtual antes de receber todo o dinheiro das vendas. Essa situação não é culpa sua, mas sim do sistema brasileiro que é mal planejado, pois você:

  • Tem que financiar seu cliente oferecendo compras parceladas no cartão
  • Não consegue parcelar as compras de estoque no mesmo prazo que você financia seu cliente
  • Paga impostos antecipadamente, em cima do faturamento
  • Não consegue financiamentos com custos atrativos

 

Qual o custo para abrir Loja SuplementosEm função disso, é essencial ter um planejamento financeiro com projeções mensais de entradas e saídas de caixa. O risco de você ter problemas de falta de dinheiro são enormes e, além de toda a gestão operacional, você precisa entender de finanças.

Acesse o Plano de Negócios completo da loja de suplementos abaixo e descubra o investimento inicial, capital de giro e lucratividade!

 

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