O mercado de fitness no brasil movimenta cerca de 5 bilhões de reais por ano incluindo academias, roupas e suplementos.
A busca por melhor saúde e qualidade de vida é um dos principais fatores que impulsionam o segmento. Eventos como corridas de rua e novas modalidades como o crossfit tem se tornado cada vez mais populares. A moda fitness, antes presente apenas em academias, hoje evolui para um estilo de vida presente na rotina das pessoas.
As roupas de treino são utilizadas no dia a dia e a valorização das peças se tornou maior pois devem ser versáteis, permitindo conforto e praticidade em diversas ocasiões fora da academia.
Os principais produtos são bodies estampados, regatas, macacões, jaquetas leves, leggings, shorts e calças de moletom. As marcas acompanham as tendências de moda e sazonalidades como temporadas de inverno e verão.
Veja abaixo como abrir um E-commerce de Moda Fitness e o plano de negócios completo para esse segmento.
Mercado Online
O segmento de esportes e lazer online registra mais de 100 milhões de acessos por mês em todo o Brasil.
É um nicho que engloba desde marcas mais tradicionais até uma infinidade de pequenas lojas dos mais diversos segmentos.
O segmento de Esportes e Lazer apresenta grande presença em redes sociais e em sites de buscas, sendo este o principal caminho para as pessoas conhecerem as marcas.
Modelo de Negócios
Ao criar uma loja de moda fitness online, o primeiro passo é definir sua razão de existir.
Ter um propósito claro e específico ajuda a criar uma comunidade de clientes que compartilham dessa visão, o que facilita a escolha de produtos e fornecedores, a criação de identidade visual e a comunicação dos objetivos do negócio. Além disso, ter um porquê bem definido ajuda a diferenciar-se da concorrência e a evitar competir apenas por preço.
Uma maneira de agregar valor é por meio de conteúdos educativos que abordem questões relacionadas à moda fitness, como combinações de roupas e acessórios, modelos, tecidos e outras dúvidas que os clientes possam ter. Isso ajuda a criar uma relação mais próxima com o cliente e a fidelizá-lo à marca.
Embora o perfil principal seja de pessoas que praticam atividades físicas, é importante lembrar que também podem ser clientes aqueles que se preocupam com moda e gostam de estar bem vestidos em qualquer ocasião. Mesmo quem não pratica atividades físicas pode ser atraído pelo universo da moda fitness e buscar informações sobre o assunto, o que amplia o potencial de clientes para a loja.
Produtos e Fornecedores
Fornecedores
Para descobrir fornecedores de revenda comece visitando feiras do segmento de moda fitness e lembre-se sempre de utilizar o porquê da sua loja para filtrar os fornecedores que fazem mais sentido.
Margens
As margens brutas (markup) de revenda ficam em média em 2,0x o preço de custo.
O ticket médio de lojas de moda fitness vai ficar na faixa de R$200,00 a R$300,00 com taxa de conversão aproximada de 1,5%. Normalmente não são peças baratas mas que agregam valor e são de boa qualidade. Nessa faixa é possível ter um bom volume de vendas e a margem de lucro líquida deve ficar em 15%, 20%.
Se você optar em lançar uma marca própria as margens serão muito maiores e você pode ganhar escala vendendo no atacado também.
Produtos
Além das roupas principais também é importante a venda de acessórios em conjunto. Apesar de existirem outros nichos com maiores possibilidades nesse quesito, tem diversas peças como bonés, luvas, bolsas e viseiras para agregar ao catálogo.
Sugestão de catálogo de produtos inicial:
As roupas tendem a durar um bom tempo e devido a baixa influência de sazonalidades ou estações da moda, como no mercado comum, o turnover dos produtos são relativamente baixos. Isso quer dizer que se você lançar uma peça nova pode investir bem nas descrições e no marketing dela pois não irá sair de linha ou ficar fora de moda em pouco tempo. Por outro lado é mais difícil ter vendas recorrentes, em pouco espaço de tempo, sendo que o conceito de clubes de assinatura por exemplo, que estão se tornando populares no brasil, é mais complicado de se utilizar.
Sugestão de estoque inicial:
Além disso devemos considerar a concorrência de lojas físicas que, apesar de ainda ser mais fácil achar na internet modelos exclusivos ou diferenciados, existem muitas pessoas que preferem ver e experimentar as roupas antes de comprar.
Outra facilidade é o tamanho dos produtos. Como roupas são peças pequenas, elas são fáceis de enviar e você não precisa ter um espaço enorme para armazenagem.
Marca Própria
Outra forma que sempre recomendo é o lançamento de uma marca própria. Identificando o perfil dos clientes e suas necessidades, você pode agregar ainda mais valor com um novo conceito de moda. Hoje existem diversas empresas que terceirizam toda a criação e fabricação de peças, o chamado private label, facilitando o lançamento de novas marcas com custo mais acessível.
Sazonalidades
Entender os meses de maior e menor demanda é fundamental pois isso terá um impacto direto no seu fluxo de caixa.
Você precisa planejar compras de estoque e ações de marketing de acordo com essa demanda. Controlar as saídas fixas também é essencial, principalmente nos meses de baixa.
As principais sazonalidades do setor de moda fitness estão relacionadas às estações do ano. Sendo que no inverno aumenta consideravelmente a demanda por leggings.
Plataforma de E-commerce
Uma plataforma de e-commerce é um software que lhe permite construir uma loja on-line. Você pode usar a plataforma para vender produtos, gerenciar estoques e gerir o relacionamentos com clientes – tudo de um só lugar.
As plataformas mais populares e fáceis de usar são hospedadas na nuvem, ou seja, são acessíveis via internet, mas são gerenciadas por outra empresa (a que é dona da plataforma).
Nesse modelo você paga uma mensalidade e o sistema se mantém atualizado e em constante evolução, sem que você tenha que se preocupar com isso.
Para o setor de moda fitness é importante verificar itens como tabela de medidas, provador virtual, opções de cores e tamanhos (grade), fotos e zoom nos produtos e combos (ex: compre junto, criação de looks).
Principais plataformas no mercado:
- Tray
- Loja Integrada
- Nuvem Shop
- Dooca Commerce
- Shopify
- Magento
- Vtex
Critérios para avaliar na hora de escolher uma plataforma:
- Tempo de mercado
- Suporte
- Valores mensalidade e setup
- Avaliações no Reclame Aqui
- Agências parceiras para implantação
- Facilidade de uso
- Integrações com sistemas de terceiros (pagamentos, logística, marketing, ERPs, marketplaces)
Logística
ERP
O ERP é um sistema de gestão que irá te permitir gerenciar todos os processo da loja, desde suprimentos, vendas, financeiro, logística e integrações com plataformas.
No caso de moda fitness é importante que o ERP tenha facilidade na gestão de grade dos produtos (tamanhos, cores, modelos, agrupamento de skus), integrações com seus canais de vendas e, no caso de marca própria, funcionalidades para acompanhar a produção.
Fluxo Logístico
A logística para loja virtual de moda fitness envolve desde a compra do estoque, armazenagem, até entrega para o consumidor final.
Por serem peças pequenas que não ocupam muito espaço, a armazenagem dos produtos é relativamente fácil. O processo para separar, embrulhar e enviar também. Para envio é bastante comum utilizar correios e gateways de frete como Melhor Envio, Frete Fácil e Frenet.
No segmento de moda a logística reversa é mais comum que em outros setores, mas nada que inviabilize a operação. Caso o cliente não goste ou queira trocar a peça a loja terá que arcar com os custos desse processo.
É possível também terceirizar todo o processo de logística. Existem empresas de fullfillment para e-commerce que fazem isso e você não precisa se preocupar com nenhuma etapa, apenas em emitir a nota fiscal e acompanhar as etapas de entrega.
Equipe
A equipe necessária para gerenciar todo o negócio envolve principalmente profissionais ligados ao marketing e logística, tarefas que exigem maior demanda em qualquer e-commerce.
Você deve começar com uma equipe bem enxuta ou apenas os sócios e ir aumentando conforme a necessidade.
Os serviços de marketing são terceirizados no início do negócio podendo ser internalizado aos poucos, conforme a maturidade da loja.
Quanto custa abrir uma loja virtual de Moda Fitness?
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Abertura da empresa
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Criação de nome, logo e identidade visual
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Customização do layout da plataforma de e-commerce
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Setup do sistema de gestão e logística