Pet Shop Virtual

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O mercado de Pet Shop brasileiro apresenta grande expansão nos últimos anos, sendo considerado o segundo maior mercado no mundo, atrás apenas dos E.U.A.

Com crescimento estimado em cerca de 20% ao ano, é um mercado bastante promissor, principalmente em se tratando de e-commerce. Segundo dados da GS&MD – Gouvêa de Souza, de todos os canais de venda de produtos pet (lojas físicas, clínicas veterinárias, mercados, etc), apenas 0,4% do mercado está presente no e-commerce, sendo uma grande oportunidade de investimento.

Plano de Negócios Pet Shop Virtual

Confira abaixo como abrir uma pet shop virtual, com detalhes e particularidades do e-commerce e do segmento:

Pet Shop Virtual – Sugestão de Modelo de Negócios

*Caso você ainda não esteja familiarizado sobre a metodologia do Modelo de Negócios, acesse o artigo Monte seu E-commerce – Modelo de Negócios

Segmentos de clientes

O perfil do consumidor de produtos Pet abrange tanto o público masculino como feminino. Porém o feminino representa a maior parte, sendo 60% em comparação com 40% do perfil masculino de consumidores. A faixa etária pode ser dividida em duas: de 20 a 29 anos e de 30 a 49 anos.

Esses consumidores estão presentes nas classes A, B e C e eles tem um gasto médio anual de cerca de R$700,00 (R$58,00/mês) com cães e R$500,00(R$42,00/mês) com gatos.

Com relação aos animais, a maioria possui cães (87%), seguido por gatos (22%), pássaros (4%), peixes (2%) e outros (1%).

Como você pode ver, existe um mercado bastante grande de consumidores de produtos pet no brasil. Isso justifica sermos o segundo maior mercado no mundo, com faturamento anual estimado em 16 bilhões.

Porém, isso não é garantia de que a sua pet shop virtual terá sucesso. Procure delimitar o seu segmento de atuação, focando em alguns nichos específicos como, por exemplo, trabalhar apenas com uma faixa etária mais jovem ou com uma determinada classe social. Isso ajuda a diminuir os seus custos iniciais e pode ser mais lucrativo do que querer trabalhar com todo o segmento.

Existem opções também de segmentação de acordo com produtos ou com animais. Você pode trabalhar apenas com produtos para cães por exemplo, podendo personalizar o seu site e toda a sua comunicação para esse segmento.

*Os dados estatísticos são da GS&MD – Gouvêa de Souza.

Propostas de valor

Quais valores os clientes de pet shop buscam? Essa é a principal questão que você deve responder para montar um pet shop virtual de sucesso.

Os animais já são há muito tempo membros da família, inclusive hoje muitos casais deixam de ter filhos por terem um pet. Normalmente esses animais acabam preenchendo lacunas familiares, despertando características como confiança, lealdade e amor. Além disso estudos mostram que o convívio com o pet acalma, diminui o estresse e melhora a autoestima das pessoas.

Por isso leve em consideração esses fatores e procure entender e respeitar a relação entre o proprietário e o animal.

Os produtos oferecidos na sua loja virtual são para os animais, mas lembre que seus clientes compram porque gostam de ver seus bichinhos saudáveis, alegres e isso desperta nos donos todas essas características acima.

 

Canais

O principal canal de vendas de uma Pet Shop Virtual obviamente é o site. Entretanto em muitos casos você pode ter também uma loja física, em conjunto com o site.

Nesse artigo vamos abordar apenas a loja virtual, ficando a dica para quem tem loja física que se atente principalmente a integração do estoque com a loja virtual, através de um sistema de gestão online que permita isso.

O layout do seu site deverá passar a confiança necessária para que os donos de pet vejam que você entende do negócio. Detalhes como a organização das informações e principalmente das categorias são essenciais.

As fotos dos produtos e principalmente banners que mostrem as suas propostas de valor irão ajudar muito na conversão das suas vendas e na fidelidade dos seus consumidores.

 

Relacionamento com o cliente

O cliente de um pet shop espera que você no mínimo entenda a relação dele com seu pet. Você pode demonstrar isso em toda a comunicação do seu site, incluindo a descrição dos produtos, banners e a forma de apresentar novidades e ofertas.

O ideal é que além dos produtos você tenha também um blog que fale sobre cuidados dos animais por exemplo, de dicas de uso dos produtos e dos benefícios deles para o pet e seu dono.

Um canal de atendimento online é fundamental além das redes sociais como o Facebook.

 

Fontes de receitas

Em uma pet shop virtual a venda de produtos é a principal fonte de receitas pois, caso não tenha loja física, você não oferecerá serviços de banho e tosa por exemplo.

Mesmo assim você pode utilizar outras formas de vendas, como as assinaturas recorrentes. Nesse modelo você pode oferecer pacotes com produtos que são usados com frequência pelos pets como ração, anti-pulgas e vermífugos, principalmente relacionados à saúde e alimentação.

Dessa forma seu cliente compra o pacote, que será cobrado automaticamente todo mês (pode ser trimestral, anual, etc) e recebe em casa sem ter que se preocupar em efetuar a compra novamente todos os meses.

 

Recursos Chave

Para abrir o seu pet shop virtual alguns recursos essenciais são necessários, de acordo com as suas propostas de valor.

Nesse artigo definimos que as nossas propostas de valor seriam relacionados ao entendimento da relação entre o dono e o seu pet. Portanto, esse é o primeiro recurso chave: entender muito bem essa relação procurando sempre definir soluções que ajudem nisso.

Outros recursos importantes são: website, marca e estoque. Inclua também o local onde irão ficar as mercadorias bem como telefone, internet, funcionários, contador e marketing digital.

As suas propostas de valor irão definir como serão trabalhados esses outros recursos chave.

 

Atividades Chave

As atividades chave são atividades essenciais e praticamente diárias que terão que ser realizadas para que você consiga oferecer as propostas de valor para seus clientes.

Começando pelo marketing de conteúdo, você terá que criar uma estratégia geral que será utilizada na divulgação de todo o conteúdo no seu site, redes sociais, blog, anúncios e email-marketing.

Tendo isso, comece criando artigos sobre os pets, que podem ensinar a utilizar os produtos ou a cuidar da saúde do bichinho por exemplo. Divulgue isso na redes sociais, no facebook principalmente, e também no email-marketing. Nos links patrocinados você pode criar anúncios focados mais nos produtos e também para trabalhar a sua marca.

Lembre-se que os artigos são muito importantes para que seu site apareça no mínimo na primeira página do google, sendo que esses resultados costumam aparecer depois de 6 meses a 1 ano de trabalho. Nesse período tenha um orçamento para investir em links patrocinados tanto para o google como também para a sua página do facebook. O email-marketing também demora um pouco mais pois a sua base de emails irá crescendo aos poucos, conforme as visitas ao seu site.

Além disso, você ainda terá que definir o seu mix de produtos, de acordo com o perfil do seu cliente e também das sazonalidades. Datas especiais são ótimas ocasiões para se trabalhar produtos específicos ou personalizados. Você poderá refinar melhor seu mix de produtos analisando dados de vendas, acessos, comentários e conversando com seu fornecedor também.

Para finalizar, ainda existe a gestão do site e da logística. No site as tarefas recorrentes serão cadastrar novos produtos, tirar fotos, atualizar descrições, categorias, banners, atendimento online e também procurar melhorar as conversões com atualizações do layout e usabilidade.

Na área de logística do e-commerce você terá que receber novas mercadorias, conferir, catalogar e armazenar. Assim que tiver a venda, irá separar os produtos, embalar, enviar e acompanhar a entrega. Considere a logística reversa também no caso de trocas e devoluções.

 

Parceiros Chave

Todo e-commerce precisa de parceiros. Saber escolher os melhores pode ajudar muito a sua loja virtual a crescer.

Um consultor de e-commerce por exemplo, pode te ajudar a evitar erros iniciais, de quem ainda não tem tanto conhecimento de varejo virtual, evitando gastos desnecessários, como também ajudar a escolher caminhos a seguir e analisar resultados.

Ainda existem outros parceiros fundamentais como seus fornecedores, parceiros de desenvolvimento web e marketing digital, além de sistemas de gestão e logística.

No mercado pet você também pode ter veterinários ou especialistas na área para gerar conteúdo ou tirar dúvidas dos seus clientes.

 

Estrutura de custos

Os custos específicos de um e-commerce que você tem que considerar são: desenvolvimento, manutenção e gestão do site, marketing de conteúdo e logística.

Existem custos também que são inerentes de qualquer empresa: contabilidade, taxas e impostos, funcionários, luz, água entre outros.

É extremamente importante que você saiba exatamente o valor do seu custo fixo mensal. Esse item é o que você terá que ter controle sempre, principalmente até a sua loja virtual atingir o ponto de equilíbrio.

Para te ajudar a entender um pouco mais do que é necessário para abrir uma pet shop virtual montamos uma exclusiva planilha financeira.

 

Atributos do Nicho

*Para maiores detalhes leia o artigo Como Escolher um Nicho no E-commerce. 

Em cima disso analise cada um desses atributos e veja se é possível aumentar, reduzir, eliminar algum deles ou criar novos atributos. Analise também como você pode reconstruir as barreiras desse mercado e principalmente como trazer novos compradores que ainda não são clientes do setor.

Nesse exercício você irá encontrar oportunidades a serem testadas e, em conjunto com o seu modelo de negócios, pode ficar mais claro identificar como abrir um pet shop virtual inovador, com segurança e estratégias bem definidas para alcançar o sucesso.

Produtos e Fornecedores

Para descobrir fornecedores de revenda comece visitando feiras do segmento e lembre-se sempre de utilizar a proposta de valor da sua loja para filtrar os fornecedores que fazem mais sentido.

Descubra a lista de feiras de fornecedores, margens e catálogo inicial de produtos acessando o Plano de Negócios Completo Pet Shop Virtual.

Sazonalidades

Saber quando são os períodos de maior e menor demanda ajudará você a planejar seu fluxo de caixa de forma mais eficiente.

Você precisa planejar as compras de estoque e as ações de marketing de acordo com a demanda do consumidor, que varia sazonalmente. O controle das saídas fixas também é essencial, especialmente nos meses de baixa demanda.

As sazonalidades do setor pet são mais constantes ao longo do ano, com exceção do inverno, onde roupas para cachorro tem maior demanda do que no restante do ano.

 

Quanto custa abrir um pet shop virtual?

Aqui no Brasil você, varejista, tem que trabalhar com caixa negativo.

Isso significa que você vai pagar as contas da sua loja virtual antes de receber todo o dinheiro das vendas. Essa situação não é culpa sua, mas sim do sistema brasileiro que é mal planejado, pois você:

  • Tem que financiar seu cliente oferecendo compras parceladas no cartão
  • Não consegue parcelar as compras de estoque no mesmo prazo que você financia seu cliente
  • Paga impostos antecipadamente, em cima do faturamento
  • Não consegue financiamentos com custos atrativos

 

Em função disso, é essencial ter um planejamento financeiro com projeções mensais de entradas e saídas de caixa. O risco de você ter problemas de falta de dinheiro são enormes e, além de toda a gestão operacional, você precisa entender de finanças.

Para ver o planejamento completo, com todos os custos, canais de receitas e projeções mensais, baixe o plano de negócios:

Plano de Negócios Pet Shop Virtual

 

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