Criar uma projeção de vendas pode parecer confuso mas existem formas de tornar esse processo mais realista.
O primeiro passo é realizar o estudo de palavras-chave para descobrir as demandas no seu segmento. Entender como o retorno sobre os investimentos em marketing (ROI) funciona é o segundo passo para facilitar a projeção. O último é descobrir quais são as épocas de maior ou menor volume de vendas.
Achar que a sua loja virtual vai vender horrores já no início é um erro, por isso entenda como utilizar esse 3 fatores no seu planejamento.
Estudo de palavras-chave
Serve para você descobrir os principais termos de busca no google, volume de pesquisas e custo com anúncio.
Utilize o Google Ads (ferramenta de palavras-chave) para fazer a pesquisa. Com essa lista de termos, escolha 5 principais, que sejam relevantes ao negócio e tenham bom volume de pesquisas.
ROI
O ROI é o valor de vendas que um investimento em mídia paga (publicidade) te traz de retorno.
Se você investe R$2.000,00 em uma campanha e ela gera R$8.000,00 de vendas, seu ROI será de 4x o valor investido. Considere uma meta inicial de 1x nas primeiras campanhas e procure ir otimizando até 5x, 6x (varia de acordo com cada nicho, tipo do negócio, etc).
Você pode utilizar os termos do passo anterior também para analisar o custo com anúncio.
Sazonalidades
As datas especiais são as principais épocas que irão impactar suas vendas.
Utilize os termos do primeiro passo no Google Trends. A ferramenta vai gerar o volume de pesquisa nos últimos anos e você irá descobrir em quais meses tem maior ou menor demanda.
Fique atento no planejamento às principais datas como dia das mães, namorados, natal e black friday.