3 formas estatísticas para ser mais realista nas projeções de vendas do seu e-commerce

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

Criar uma projeção de vendas pode parecer confuso mas existem formas de tornar esse processo mais realista.

O primeiro passo é realizar o estudo de palavras-chave para descobrir as demandas no seu segmento. Entender como o retorno sobre os investimentos em marketing (ROI) funciona é o segundo passo para facilitar a projeção. O último é descobrir quais são as épocas de maior ou menor volume de vendas.

Achar que a sua loja virtual vai vender horrores já no início é um erro, por isso entenda como utilizar esse 3 fatores no seu planejamento.

Estudo de palavras-chave

Serve para você descobrir os principais termos de busca no google, volume de pesquisas e custo com anúncio.

Utilize o Google Ads (ferramenta de palavras-chave) para fazer a pesquisa. Com essa lista de termos, escolha 5 principais, que sejam relevantes ao negócio e tenham bom volume de pesquisas.

ROI

O ROI é o valor de vendas que um investimento em mídia paga (publicidade) te traz de retorno.

Se você investe R$2.000,00 em uma campanha e ela gera R$8.000,00 de vendas, seu ROI será de 4x o valor investido. Considere uma meta inicial de 1x nas primeiras campanhas e procure ir otimizando até 5x, 6x (varia de acordo com cada nicho, tipo do negócio, etc).

Você pode utilizar os termos do passo anterior também para analisar o custo com anúncio.

Sazonalidades

As datas especiais são as principais épocas que irão impactar suas vendas.

Utilize os termos do primeiro passo no Google Trends. A ferramenta vai gerar o volume de pesquisa nos últimos anos e você irá descobrir em quais meses tem maior ou menor demanda.

Fique atento no planejamento às principais datas como dia das mães, namorados, natal e black friday.

Plataforma de E-commerce
  • Plataforma ·

Plataforma de E-commerce

A escolha de uma plataforma de e-commerce é uma tarefa importante para qualquer empreendedor e que costuma trazer muitas dúvidas. Em função de existirem diversas…
Todos os artigos carregados
Sem mais artigos para carregar

Deixe uma resposta