O plano de negócio é como um mapa, uma rota, que vai te ajudar a navegar no mundo do empreendedorismo com maior segurança e chances de sucesso.
Se você está começando o plano de negócios vai ajudar a reduzir incertezas e responder as dúvidas iniciais. Se você busca investimento vai utilizar para provar quanto precisa e como será investido. Se você já tem uma loja operando vai permitir acompanhar realizado x planejado e descobrir novas formas de crescimento do negócio.
Quando o plano de negócios é feito da forma correta, vai te ajudar a iniciar, gerir e crescer o seu negócio.
Como utilizar o plano de negócio para iniciar a sua loja
1) Avaliar e desenvolver a sua ideia
O plano vai ajudar a desenvolver melhor a sua ideia, traçar metas e avaliar a sua viabilidade. Com ele você reduz riscos e terá mais segurança na hora de fazer esse investimento.
2) Definir a proposta de valor e clientes
Como a sua loja vai criar e entregar valor e para quem? Um plano bem detalhado vai te dar maior clareza na hora de definir em qual nicho atuar e quais clientes atender.
3) Identificar habilidades necessárias
Na criação do plano de negócios você vai conhecer todas as áreas para gerenciar a loja. Se você não entende de marketing por exemplo, vai descobrir como essa área funciona e quais profissionais podem te ajudar nisso.
4) Conexão com parceiros e fornecedores
Com as projeções de vendas e custos realizadas no plano, vai ficar muito mais fácil de negociar com fornecedores e parceiros pois você sabe o que precisa e o orçamento necessário.
Como utilizar o plano de negócios para buscar investimento
5) Definir o valor necessário
Ir atrás de um investimento sem ter um valor claro definido não passa segurança e reduz as suas chances. No plano você vai definir o valor necessário e como ele será investido na empresa.
6) Empréstimos com bancos
Ter um plano de negócios sólido ajuda muito a ter maiores chances de conseguir um empréstimo com bancos ou instituições de fomento.
7) Guiar o seu “Pitch” para investidores
Na busca por investidores você precisa saber responder detalhes do negócio e criar um Pitch ou apresentação que faça sentido. No plano você vai avaliar todos os cenários e estar preparado para responder essas questões com números e estatísticas.
8) Gerenciar o investimento depois de recebido
Se você conseguiu o aporte de um investidor, vai precisar seguir o plano que foi apresentado. Comparar o planejado com o realizado é fundamental para passar segurança de que o aporte está sendo bem gerenciado.
Como utilizar o plano de negócios para gerir e crescer a sua empresa
10) Definir estratégias e táticas para a execução
Use o plano para clarear a sua estratégia de negócio, determinar as ações necessárias para alcançar essa estratégia e acompanhar a execução.
11) Monitorar e medir a performance do negócio
Com o plano você vai poder medir o que está sendo realizado, comparar com o que foi projetado e ajustar a rota conforme a necessidade.
12) Explorar cenários
Simular cenários otimistas e pessimistas são uma ótima forma de prever situações e o que fazer caso elas aconteçam. Você não vai ser pego de surpresa e os riscos do negócio diminuem.
13) Ter um plano de contingência em crises
Com o plano você pode ter uma versão de “backup” caso uma crise ocorra, como foi na pandemia por exemplo. Você pode listar todos os riscos possíveis e projetar um cenário e ações a serem realizadas caso ele ocorra.
14) Definir os estágios de crescimento do negócio
Você vai definir o estágio inicial, quando recursos são aportados, o estágio de equilíbrio, quando o negócio já paga as contas sozinho e o estágio de crescimento, quando o negócio está pronto para escalar.
15) Definir ações de crescimento
No planejamento você vai enxergar quando a loja pode escalar, quais canais de vendas terão maior potencial e qual a estrutura de custos necessária para suportar o crescimento.
Criamos o plano de negócios customizado para o seu negócio. Viabilize a sua ideia e cresça 30% mais rápido!