Quanto custa para abrir uma loja virtual?

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Recebo muitas dúvidas de quem quer abrir uma loja virtual principalmente sobre o investimento necessário para começar o negócio.

É comum relacionar o investimento inicial apenas á plataforma de e-commerce, esquecendo de outros itens fundamentais como estoque, identidade visual, abertura da empresa, entre outros.

Imagino que você deve estar atrás dessa informação também, por isso vou te ajudar a fazer um cálculo inicial.

Vamos dividir em duas etapas:

  1. Investimento inicial
  2. Investimento até a loja ter lucro (ponto de equilíbrio)
1. Investimento inicial

É o valor necessário antes da loja entrar no ar.

Os principais itens que você deve saber:

  • Custo com plataforma
  • Custo com identidade visual
  • Investimento no estoque
  • Abertura da empresa

 

A plataforma de e-commerce, que é o sistema responsável pela loja virtual, tem custo entre R$1.000,00 e R$20.000,00, dependendo do nível de personalização.

A identidade visual inclui principalmente a logo e podemos considerar um valor de R$2.000,00.

Para o estoque é necessário fazer uma outra conta, veja um exemplo:

  • Número de Skus (produtos diferentes): 300
  • Ticket médio: R$100,00
  • Custo do produto (margem de 100%): R$50,00
  • Quantidade de cada produto: 3
  • Total: 300 x 3 x 50 = R$45.000,00

 

A abertura da empresa podemos considerar cerca de R$1.500,00 e mais cerca de R$3.000,00 com possíveis custos adicionais.

Sendo assim, temos um total de:

  • Layout Plataforma: R$5.000,00
  • Logo e identidade visual: R$2.000,00
  • Estoque: R$45.000,00
  • Abertura empresa: R$1.500,00
  • Outros custos: R$3.000,00
  • Total: R$56.500,00

 

Esse valor depende do tipo do produto, margens praticadas e do tamanho do catálogo.

2. Investimento até a loja ter lucro

Segundo dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), uma loja virtual leva em média de 12 a 19 meses para atingir o ponto de equilíbrio, ou seja, para conseguir pagar todas as suas despesas sozinha. Em torno de 30% delas geram até 10 pedidos por dia.

Durante esse período é muito importante que você não tire dinheiro da empresa, que reinvista tudo que for gerado para que seu e-commerce consiga se sustentar sozinho mais rapidamente. Portanto, antes de abrir o seu negócio, deixe preparado uma reserva financeira de pelo menos 2 anos para seus gastos pessoais.

Alguns custos mensais que você pode ter:

  • Marketing: R$5.000,00/mês
  • Plataforma: R$300,00/mês
  • ERP (sistema de gestão): R$100,00/mês
  • Email-marketing: R$100,00/mês
  • Agência de marketing: R$3.000,00/mês
  • Contador: R$500,00/mês
  • Outros: R$500,00/mês
  • Total: R$9.500,00/mês

 

Como escrevi anteriormente, muitos empreendedores optam por bancar todos os custos fixos mensais e o que entra é reinvestido na empresa, o que é uma ótima opção pois a loja consegue crescer mais rapidamente.

É importante dizer que o principal investimento no início da sua loja é o marketing. Portanto evite reduzir isso pois irá afetar diretamente o seu desempenho de vendas e o prazo para chegar no ponto de equilíbrio.

Ainda com relação ao marketing, se tivermos um ROI (retorno do investimento) de 2x à 3x por exemplo, um investimento mensal de R$5.000,00 em mídia paga retornaria de R$10.000,00/mês à R$15.000,00/mês em faturamento.

Esse ROI pode até ser negativo nos primeiros meses pois você ainda está apreendendo, descobrindo quais campanhas que convertem melhor.

Além disso existem outras ações como o SEO, marketing de conteúdo, email-mkt, marketplaces, etc que irão somar nesse faturamento.

Conclusão

Você vai precisar de um investimento inicial em torno de R$50.000,00 e bancar um valor mensal de cerca de R$10.000,00 até começar a ter lucro.

Esses valores podem variar de acordo com cada nicho e características do negócio.

Outras considerações

A falta de foco em um nicho também influencia diretamente no prazo de maturação do negócio. Tentar vender de tudo pode não ser a melhor opção. Você terá um custo maior de logística e de toda a operação do negócio, aumentando consideravelmente sua necessidade de capital de giro.

A alta competitividade, decorrente da facilidade de se abrir uma loja virtual, também é um fator preponderante para se obter lucro no seu negócio. Segundo a Enext, 50% das lojas virtuais brasileiras operam no prejuízo, principalmente devido a falta de foco e ao excesso de competição.

Além disso não podemos esquecer dos custos variáveis como taxas de pagamento e impostos. O parcelamento que você oferece para os clientes terá um grande impacto no seu fluxo de caixa. Analise bem se é melhor ter contratos direto com as operadoras de cartão, gateways ou se os intermediários de pagamentos são a melhor solução. Promoções como um desconto maior para pagamento à vista também podem ser oferecidos.

Etapas para abrir um e-commerce

O primeiro passo para abrir o e-commerce é descobrir em qual nicho atuar.

Veja alguns artigos que podem te ajudar:

 

O segundo passo é montar o plano de negócios.

Com todo o planejamento realizado o próximo passo é colocar tudo em prática implantando a loja virtual e acompanhando os primeiros resultados.

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