Qual o futuro das finanças para sua loja virtual e o impacto que a tecnologia fará nos próximos anos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no linkedin

A automatização de rotinas e a descentralização das finanças são dois dos principais impactos da evolução de novas tecnologias que já estão acontecendo.

A capacidade de automação já proporciona a muitos sistemas conseguirem lançar e controlar custos de forma automática, integrados direto ás contas bancárias. Isso permite que o gestor financeiro foque mais tempo em análise do que em trabalhos manuais. A segunda tendência é que cada equipe (marketing, logística, tecnologia, etc) tenha mais autonomia e gerencie orçamentos e custos da sua área, tornando o gestor financeiro um “consultor” na viabilização de projetos.

Essas duas tendências fazem com que você tenha que focar cada vez mais em análise financeira e no seu impacto na gestão estratégica da loja virtual.

# Projeções futuras mais precisas com capacidade de analisar mais dados, do seu mercado, do negócio e da economia

Apenas 5% das empresas utilizam algum software especializado para montar seu planejamento financeiro.

Você precisa ter um sistema que te permita enxergar o impacto das ações no financeiro, de forma fácil e rápida. Tecnologias como inteligência artificial e machine learning vão aprender com o histórico do seu e-commerce e de outros negócios e farão projeções dos melhores cenários cada vez mais rápido.

Qual o impacto do aumento da inflação no próximo ano na minha loja?

Qual a expectativa de vendas na próxima sazonalidade dos meus principais produtos?

Qual será o impacto no meu caixa nos próximos 3 meses se reduzir os preços em 5%?

Quanto preciso vender para pagar um empréstimo em determinadas condições sem prejudicar o negócio?

As perguntas acima são alguns exemplos do que você terá que estar preparado para discutir e analisar com a sua equipe.

# Como preparar cada equipe para gerenciar os próprios custos?

Com a eliminação de rotinas manuais e maior acesso à análise de dados, cada equipe poderá se tornar autônoma na gestão dos seus custos.

Para isso não basta apenas um sistema, você ou o gestor financeiro terá que ser um evangelizador na empresa para ensinar conceitos e análise de cenários para cada equipe. Conceitos como caixa gerado, custos fixos e variáveis, lucratividade, retorno de investimento serão fundamentais para que toda a equipe conheça, desde o marketing até a logística.

O financeiro não pode mais ser o “chato” da empresa, que só diz não. Ele precisa ser o apoio para achar formas de viabilizar projetos em conjunto com cada equipe.

Quanto custa para abrir uma loja virtual?

Recebo muitas dúvidas de quem quer abrir uma loja virtual principalmente sobre o investimento necessário para começar o negócio. É comum relacionar o investimento inicial…
Todos os artigos carregados
Sem mais artigos para carregar

Deixe uma resposta