A automatização de rotinas e a descentralização das finanças são dois dos principais impactos da evolução de novas tecnologias que já estão acontecendo.
A capacidade de automação já proporciona a muitos sistemas conseguirem lançar e controlar custos de forma automática, integrados direto ás contas bancárias. Isso permite que o gestor financeiro foque mais tempo em análise do que em trabalhos manuais. A segunda tendência é que cada equipe (marketing, logística, tecnologia, etc) tenha mais autonomia e gerencie orçamentos e custos da sua área, tornando o gestor financeiro um “consultor” na viabilização de projetos.
Essas duas tendências fazem com que você tenha que focar cada vez mais em análise financeira e no seu impacto na gestão estratégica da loja virtual.
# Projeções futuras mais precisas com capacidade de analisar mais dados, do seu mercado, do negócio e da economia
Apenas 5% das empresas utilizam algum software especializado para montar seu planejamento financeiro.
Você precisa ter um sistema que te permita enxergar o impacto das ações no financeiro, de forma fácil e rápida. Tecnologias como inteligência artificial e machine learning vão aprender com o histórico do seu e-commerce e de outros negócios e farão projeções dos melhores cenários cada vez mais rápido.
Qual o impacto do aumento da inflação no próximo ano na minha loja?
Qual a expectativa de vendas na próxima sazonalidade dos meus principais produtos?
Qual será o impacto no meu caixa nos próximos 3 meses se reduzir os preços em 5%?
Quanto preciso vender para pagar um empréstimo em determinadas condições sem prejudicar o negócio?
As perguntas acima são alguns exemplos do que você terá que estar preparado para discutir e analisar com a sua equipe.
# Como preparar cada equipe para gerenciar os próprios custos?
Com a eliminação de rotinas manuais e maior acesso à análise de dados, cada equipe poderá se tornar autônoma na gestão dos seus custos.
Para isso não basta apenas um sistema, você ou o gestor financeiro terá que ser um evangelizador na empresa para ensinar conceitos e análise de cenários para cada equipe. Conceitos como caixa gerado, custos fixos e variáveis, lucratividade, retorno de investimento serão fundamentais para que toda a equipe conheça, desde o marketing até a logística.
O financeiro não pode mais ser o “chato” da empresa, que só diz não. Ele precisa ser o apoio para achar formas de viabilizar projetos em conjunto com cada equipe.