Planilha Financeira para E-commerce

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Estamos sempre apresentando para você diversos modelos de negócios online.

No blog, na categoria plano de negócios você irá encontrar esses modelos, com dicas do planejamento para montar uma loja virtual.

A gestão financeira no e-commerce é fundamental para o sucesso da sua loja.

Abaixo você encontra a planilha financeira para e-commerce. A ideia é que você utilize ela para uma gestão mais estratégica da loja virtual.

 

1 – Entradas de Caixa

O primeiro item são tudo que entra de caixa na sua loja, ou seja, as vendas.

Entre com o valor do faturamento de todos os canais de vendas que você atua ou irá atuar.

2 – Custos Variáveis

São todos os custos que incidem diretamente nas vendas.

Podemos considerar:

Pagamentos: taxa de pagamentos da operadora de cartão de crédito e custo com emissão de boletos.

Marketplace: se você vende em algum marketplace pode inserir a comissão cobrada.

Impostos: impostos do simples nacional.

Logística: podemos considerar custos com embalagens e logística reversa.

3 – Custos Estoque

Aqui entramos com o valor do custo do estoque necessário para o faturamento que estamos prevendo.

É só entrar com o valor do markup que o cálculo do estoque já será feito automaticamente.

Lembrando que o markup é a margem de venda, ou seja, a diferença do valor do preço de custo para o preço de venda. Por exemplo, se um produto custa R$50,00 e você vende por R$100,00, o markup é de 2,0.

4 – Caixa Gerado

Com os 3 primeiros itens lançados o valor do Caixa Gerado será calculado automaticamente.

Esse é o principal indicador financeiro que você tem que acompanhar para não ficar sem dinheiro em caixa na sua loja!

É o valor que sobra para pagar as contas mensais: CG = Entradas – Custos Variáveis – Custo do Estoque

Para manter a saúde financeira em dia no seu e-commerce ele precisa ser maior que as saídas de caixa.

5 – Saídas de Caixa

São todos os custos mensais do seu e-commerce, que independem das vendas.

Os principais são:

  • Mensalidade plataforma e-commerce
  • Mensalidade ERP
  • Serviços de marketing
  • Investimentos em mídia
  • Funcionários
  • Aluguel
  • Água, luz, internet
  • Contabilidade
6 – Resultados

É a diferença entre o Caixa Gerado e as Saídas de Caixa.

Se é negativo, quer dizer que a sua loja ainda não atingiu um volume de vendas suficiente para pagar todas as contas.

Se for positivo, que dizer ao contrário, que a loja já atingiu o ponto de equilíbrio.

7 – Ponto de Equilíbrio

É o faturamento necessário para a loja pagar todas as contas sozinha. Ele já é calculado automaticamente com base no Caixa Gerado e nas Saídas de Caixa.

8 – Lucro

No último item você pode inserir o valor do lucro desejado que já será calculado quanto você precisa faturar para sobrar esse valor.

9 – Visão de Caixa

Através desse modelo você consegue projetar na planilha os 12 primeiros meses de caixa da loja virtual e entender a necessidade de capital de giro do negócio.

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