Olá, tudo bem?
Seja muito bem vindo à Smart4plan, nesse artigo iremos falar sobre análise de viabilidade para e-commerce.
Se você tem o desejo de abrir uma loja virtual, vem de outra área e não sabe muito bem como as coisas funcionam, nesse artigo você vai ter uma noção bem bacana dos custos e dos investimentos necessários para implantar um e-commerce.
Sempre me perguntam quanto que custa para abrir uma loja virtual e, em função disso, criei uma planilha financeira que é um modelo simplificado de análise de viabilidade.
*Atenção: esta planilha foi descontinuada, acesse a nossa nova versão ao lado
Planilha Análise de Viabilidade para E-commerce
A Planilha está dividida em duas abas. A primeira para você utilizar e a segunda vêm com um exemplo preenchido.
O que é um modelo completo de análise de viabilidade?
1 – Catálogo de Produtos
Em quanto tempo precisamos vender ou girar esse estoque inicial? Lembrando que quanto maior o tempo que você fica com o estoque parado é dinheiro empacado que pode travar toda a sua empresa.
2 – Estrutura de Custos
O que são custos variáveis?
- Meios de pagamentos: é cobrado um percentual em cima do valor total de cada transação, inclusive com o valor do frete;
- Frete grátis: apesar de não estar atrelado diretamente ao faturamento podemos considerar como custo variável para facilitar a análise do impacto na loja virtual. Podemos determinar um percentual máximo do faturamento que a loja pode bancar de frete;
- Embalagens: assim como no caso do frete grátis, não atua diretamente no faturamento, sendo um custo por pedido. Novamente podemos colocar como custo variável com objetivo de facilitar as projeções;
- Marketplaces: a maioria dos portais cobram comissões em cima das vendas, por isso é um custo variável;
- Impostos: o valor dos impostos normalmente é calculado de forma separada na DRE. Além de facilitar as nossas projeções considerando como custo variável, existe outro motivo para ele estar aqui. No Brasil, a maioria das empresas estão enquadradas no simples nacional. Nesse modelo o valor do imposto é pago de acordo com faixas de faturamento no período dos últimos 12 meses. Cada faixa tem um percentual de imposto e ele é cobrado antecipadamente, em cima do faturamento. Ou seja, se a loja financia o consumidor oferecendo parcelamento em 6x sem juros por exemplo, vai pagar todo o imposto no mês seguinte ao da venda, sendo que ainda nem recebeu o valor total. No plano de negócios o imposto está separado na DRE e já é calculado automaticamente de acordo com a tabela do simples nacional.
- Meios de Pagamentos: 8% (Valor médio considerando que a loja antecipe o recebimento das vendas parceladas nesse início e tenha cerca de 60% das vendas no cartão e 40% á vista ou no boleto)
- Frete grátis: 3%
- Embalagens: 2%
- Marketplaces: 10% (Essa comissão só incide nas vendas pelo marketplace. Aqui vamos considerar que sejam 50% da vendas por esse canal e 50% pela loja virtual, então ficaria em torno desse valor, de 10% do total do faturamento da loja)
- Impostos: 7,3% (No faturamento do primeiro ano temos R$360.000,00, o que fica dentro da segunda faixa da tabela do Simples Nacional)
O que é margem de contribuição?
O que são custos fixos?
- Contabilidade: R$500,00;
- Taxas bancárias: R$100,00;
- Funcionários: de início iremos considerar que apenas os sócios irão trabalhar no negócio. Nos anos seguintes poderemos incluir;
- Agência de marketing: R$3.500,00 (para realizar todos os serviços, mídias sociais, google, email-mkt, etc);
- Mídia: R$4.000,00 (Lembre-se que temos uma meta de faturamento de R$30.000,00/mês. Se tivermos uma meta de ROI de 3x, esses R$4.000,00 de investimento em mídia retornariam R$12.000,00 em faturamento. O restante da nossa meta terá que vir dos demais canais de marketing orgânicos e marketplaces);
- Ferramentas de marketing: R$500,00;
- Plataforma: R$300,00;
- ERP (Sistema de gestão online): R$100,00;
- Logística e Armazenagem: R$1.500,00 (aluguel, água, luz, etc);
- Outros: R$500,00 (provisionaremos esse valor para custos extras, não previstos).
3 – DRE
4 – Análise
Investimento inicial
TMA
TIR
VPL
Ponto de Equilíbrio
Considerações finais e dicas
Meta de faturamento e investimentos em marketing
Retorno rápido
Aumento dos custos fixos
Investimentos necessários
Conclusão
- Implantar a sua ideia com maior sucesso e mais rápido
- Convencer pessoas/parceiros a participar do projeto de forma mais assertiva
- Medir e identificar o que funciona melhor com mais clareza e rapidez
- Enxergar o resultado final como um todo (mapa do negócio)
- Reduzir os riscos
Este post tem 2 comentários
Nossa. Muito bom o conteúdo
Que bom que gostou Hélio!