Evitar o mito “eu não sou bom com números”, vai fazer a gestão financeira da sua loja virtual decolar, veja 3 etapas de como fazer isso

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Analisar estatísticas do seu e-commerce é uma tarefa que qualquer um pode fazer, desde que você entenda o contexto do que está analisando.

Ver apenas números soltos, isolados não trazem muitos insights. No caso do financeiro existem diversos indicadores que podem te confundir e que são difíceis de enxergar a relação com os objetivos do negócio. EBITDA, liquidez corrente, margem de contribuição são alguns exemplos que dão medo só de lembrar!

Esqueça esses indicadores e foque em entender o contexto e como o financeiro se relaciona com outras áreas do negócio, veja como:

1. Relacione custos com receitas

Olhar apenas custos cria uma tendência de achar que tudo está caro, que o gasto está elevado.

Entenda quais custos estão diretamente relacionados com as receitas, quais canais geram maior caixa e o investimento feito em cada um deles. Esse exercício vai evitar que você corte custos em ações que estão trazendo retorno para a loja. O marketing digital é o principal centro de investimento da loja virtual e precisa ter maior atenção do financeiro.

Quando essas duas áreas andam juntas fica muito mais fácil alcançar as metas traçadas no planejamento financeiro de forma equilibrada.

2. Crie um teto de custos por área

Comece pelo marketing e veja o impacto disso nas outras áreas para definir os demais orçamentos:

Marketing/vendas

Tendo as metas de vendas veja qual o investimento necessário, o orçamento de mídia e quem vai executar essas ações.

Produto

Será revenda ou marca própria? Qual será a frequência de novos lançamentos? Quem irá fazer as compras? Se for marca própria quem irá criar e produzir?

Logística/operações

Com o volume de vendas geradas qual precisará ser a estrutura logística? Terá local próprio ou será terceirizado? Quais insumos são necessários? Quem irá gerenciar?

Tecnologia

Para esse processo comercial rodar, quais as ferramentas necessárias? Qual será a plataforma do site e o sistema de gestão?

Pessoas

Quais serão as pessoas responsáveis em cada uma das áreas e a remuneração delas?

3. Pense como um investidor

Avalie os riscos e retornos envolvidos em cada área.

O custo em análise vai trazer retorno quando e onde? Vale a pena o risco?

Se investir em uma quantidade de estoque de um fornecedor novo e não vender, qual o risco para o caixa, quanto vai comprometer?

Em determinada campanha de marketing, qual é o mínimo que precisa vender para pagar o que foi investido em mídia e serviços?

Quais épocas do ano faz sentido arriscar mais ou menos?

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