O Ciclo de Caixa é o período entre o pagamento do estoque e o recebimento das vendas.
Isso tem impacto direto no caixa da loja virtual e, sem caixa, a empresa quebra. Com essa métrica você vai ter controle sobre o capital de giro e antecipar períodos de maior necessidade financeira.
Infelizmente muitos empreendedores não tem o controle simplesmente por não saberem disso.
Ignorar a gestão financeira vai quebrar a sua loja virtual
Quando você abre a loja já começa tendo que bancar vários custos antes de receber:
- Impostos são pagos antecipados em cima do faturamento
- Taxas de pagamentos e comissões de marketplaces são descontados já na venda
- Você precisa financiar o cliente oferecendo compras parceladas
- É difícil financiar o estoque e pagar depois de receber o dinheiro das vendas
Entende como essa situação coloca uma pressão enorme no caixa?
Mas existe uma forma de ter melhor controle e evitar criar problemas financeiros desnecessários, veja como.
Etapa 1: Crie uma previsão de custos
Saber os custos fixos, que são pagos mensalmente mesmo que não tenham vendas, é crucial para o seu planejamento.
Liste todos os custos e separe por categorias. Por exemplo, uma categoria é o Marketing Digital e nele você pode listar os investimentos em mídia, custos com agência, ferramentas e funcionários se tiver.
Etapa 2: Crie uma previsão de receitas
Nessa etapa que os maiores erros acontecem pois o empreendedor determina apenas o valor do faturamento mensal sem muitos critérios.
Você precisa considerar a sazonalidade, custos variáveis, margem e prazo de recebimento de cada canal. Por exemplo, vendas dentro do e-commerce terá uma meta de R$20.000,00/mês, com 40% do recebimento á vista, 60% a prazo (cartão) e 90 dias para recebimento (3x).
Os custos variáveis são 4% de impostos e 3,5% com taxa de pagamentos, totalizando 7,5% e margem bruta (markup) de 2,1x.
O dia dos namorados e natal serão de alta sazonalidade, fevereiro e março de baixa e o restante média.
Etapa 3: Analise o fluxo de caixa
Agora você vai ter a visão da estrutura que montou e enxergar se ela faz sentido ou não.
Com esses parâmetros o fluxo de caixa estará completo e você conseguirá entender as épocas do ano de maior demanda do caixa e planejar suas ações de acordo com isso.