Se você pensa em ter lucro rápido não abra uma loja virtual!
Assim como qualquer negócio, o e-commerce também precisa de um período de maturidade e muito trabalho para gerar lucro. É preciso criar uma estrutura comercial que funcione e consiga gerar volume de vendas para pagar todos os custos antes de pensar em lucratividade. É nesse período inicial que você terá maior necessidade de caixa.
Portanto, monte uma estrutura que faça sentido e tenha como primeiro objetivo pagar os custos fixos.
Visão Financeira
O primeiro passo é criar um planejamento que permita ter uma visão financeira e do negócio.
Projete custos, receitas e simule cenários. Com isso você enxergará o que faz sentido na estrutura que está montando, além de traçar prazos e metas para chegar no equilíbrio financeiro.
Com essa visão clara fica mais fácil a implantação e gestão da loja.
Estrutura Comercial
O processo comercial de um e-commerce começa nas campanhas de marketing, produtos, passando pelo site, meio de pagamento e finalizando na expedição e entrega do pedido.
Falhas em alguma dessas etapas vão prejudicar as vendas e podem encarecer muito a sua estrutura. Veja quais atividades você pode executar sozinho e quais faz sentido terceirizar. O marketing será fundamental para chegar nas metas desejadas e, por ser mais complexo, pode valer a pena ter uma agência para te ajudar.
Crie uma estrutura comercial mais enxuta possível mas que permita chegar nas metas que você traçou.
Controle o Caixa
O caixa vai quebrar o seu e-commerce na primeira oportunidade que tiver.
Portanto mantenha a sua visão financeira atualizada assim que a loja estiver no ar e foque em gerar caixa suficiente para pagar os custos fixos. Olhe para lucratividade somente após ter atingido esse equilíbrio.
Os 70% dos lojistas que fecham em 2 anos não conseguem chegar perto desse ponto por não terem uma estrutura comercial bem planejada e por falta de controle nos processos!