Um plano de contingência serve para antecipar cenários negativos e te preparar para não ser pego de surpresa.
A pandemia nos ensinou que não sabemos o que podemos encontrar lá na frente. Estar preparado para qualquer coisa é o caminho para planejar um futuro melhor. Porém, cada negócio tem suas características e é importante você saber os detalhes de cada risco que pode ocorrer.
Para criar um plano de contingência é necessário alinhar aspectos financeiros com estratégias do negócio.
Veja 3 etapas de como fazer isso:
1) Liste todos os ricos potencias
No caso do varejo, seguem os principais:
– Aumento dos custos do estoque
– Aumento da inflação e por consequência dos custos fixos
– Maior concorrência em anúncios online, custos maiores de campanhas
– Aumento de comissões em marketplaces
– Juros maiores para financiamento do cliente e antecipação de recebíveis
– Falta de opções de crédito para capital de giro
– Redução do poder de compra do consumidor e consequente baixa nas vendas
2) Crie planos de ação para cada risco:
– Estoque e redução das vendas:
Se o seu cliente agora não tem tanto poder de compra e o custo dos seus produtos ainda aumentou, como achar novos fornecedores? Você consegue ter produtos similares mas de valores mais acessíveis? Consigue ampliar o prazo de pagamento dos fornecedores?
– Aumento dos custos fixos:
Quais custos mensais são realmente necessários para operação? Será necessário reduzir a equipe? Consigo automatizar tarefas com softwares e reduzir custos dessa forma?
– Custos de anúncios e comissões de marketplaces:
Quais canais realmente trazem maior caixa para o negócio? Vale a pena continuar em canais de altas vendas mas pouca margem? Como você pode trabalhar o marketing para reduzir a dependência de anúncios pagos?
– Falta de crédito e antecipação de recebíveis:
Quais são as linhas de crédito que tenho disponível em bancos, no governo e economias pessoais? Por quanto tempo a loja consegue sobreviver com o que tem de caixa hoje? Nesse cenário pessimista, quanto você precisa ter de caixa para 1 ano de operação?
3) Liste prioridades
Quais riscos tem maior probabilidade de ocorrer? Quais deles vão ter maior impacto no seu e-commerce? Defina as prioridades e já comece a planejar para ter ações prontas caso algum desses riscos ocorra.