Não medir resultados foi o principal erro que fez com que a loja quebrasse.
Havia acabado de abrir uma loja virtual de presentes e decoração, junto com a minha esposa, lá em 2010. Eu não tinha experiência prática e gerenciei a loja sem saber muito bem o que era mais importante e, quando os problemas apareceram, me senti frustrado e sem saber para onde ir.
Aprendi que precisava saber a origem dos problemas e, sem medir resultados em tudo, era impossível gerenciar o negócio!
Avalie os resultados antes de tomar qualquer decisão.
Não medir e entender os resultados das ações que você realiza é a mesma coisa que navegar um barco na neblina sem nenhum equipamento: é só uma questão de tempo para acertar uma rocha e afundar.
70% das lojas virtuais fecham em até 2 anos, ou seja, você tem mais chance de fechar do que de ter sucesso. Se você sabe a origem dos problemas e, pelo menos uma ideia de como resolvê-los, já estará na frente da maioria dos empreendedores.
Portanto, veja 3 pontos para você focar e ter maiores chances de sucesso.
#1. Meça e teste campanhas de marketing.
O principal investimento que você fará será no marketing digital.
Coloque o google analytics na sua rotina diária de atividades. É por ele que você saberá quase tudo que acontece no site, portanto estude cada relatório.
Teste variações de cada campanha de marketing antes de fazer um grande investimento, assim você descobre o que funciona primeiro para depois investir com maior assertividade.
#2. Analise o catálogo de produtos
Saiba exatamente quais os produtos mais vendidos e que correspondem por 80% do faturamento. Eles não podem faltar em estoque.
Analise também quanto estoque você tem parado e quais produtos estão a mais tempo sem vender. Não tenha pena e seja agressivo nas promoções.
#3. Controle o caixa.
Lembra da rocha que mencionei? O nome dela é caixa. Quase toda loja que fecha é por causa de falta de dinheiro em caixa. Você não precisa ser um especialista financeiro para evitar isso, basta registrar todos os custos e analisá-los uma vez por mês. Assim você vai criar o planejamento financeiro e enxergar o que faz sentido ou não na estrutura da loja, antecipando necessidades de caixa.
Criar o hábito de medir resultados não é algo difícil e você vai ver que o caminho ficará mais claro no momento que você tiver essas informações.