Comece o seu planejamento buscando informações sobre o e-commerce e o segmento que você quer atuar.
Todo o planejamento precisa de uma base para começar. Saber como funciona o nicho é o primeiro passo para desenhar a proposta da loja virtual. Assim como existem portais e instituições que realizam pesquisas em cada setor da economia no e-commerce isso também acontece.
Portanto veja 4 sites que irão te ajudar a obter informações mais detalhadas e insights sobre e-commerce no Brasil.
Webshoppers
https://www.ebit.com.br/webshoppers
O Webshoppers é um relatório realizado pela Ebit desde 2001, com foco apenas no e-commerce.
É um relatório atualizado semestralmente e que irá te permitir ter uma visão mais ampla do e-commerce no Brasil. Apesar de ser mais geral tem informações importantes como distribuição de vendas por região, perfil de compradores online e comparativos com a evolução do mercado.
E-commerce Brasil
https://www.ecommercebrasil.com.br/
É um dos principais portais sobre o assunto e traz informações mais detalhadas sobre diversas áreas do e-commerce.
Realizam eventos periódicos, trazem muitas notícias sobre o setor e tem um quadro de profissionais reconhecidos que escrevem sobre suas especialidades. Vale a pena seguir.
Google Trends
É uma ferramenta para descobrir tendências do que as pessoas estão buscando no google.
É possível analisar o interesse por um termo de busca no momento atual e também em períodos anteriores. Vale a pena utilizar para descobrir sazonalidades no nicho que você quer atuar, servindo como base para traçar metas de vendas e entender períodos de maior ou menor demanda.
Entender como funciona o segmento que você quer atuar é fundamental para criar o planejamento da loja e antecipar tendências.
Conversion
https://www.conversion.com.br/insights/
É uma agência focada em marketing digital e SEO e que publica relatórios regularmente com análise dos principais setores do e-commerce.
Traz análises de audiência, canais de tráfego e rankings dos maiores sites de cada categoria.