A Atolyestone é uma marca inglesa extremamente conceituada no mercado de luxo internacional de jóias masculinas.
A empresa trabalha com jóias artesanais em prata e ouro sendo que o design é inspirado na cultura da cidade de Istambul, na Turquia, que foi onde o designer fundador da marca teve a ideia de unir a beleza das culturas do oriente e ocidente.
As principais linhas de produtos são pulseiras, colares e anéis sendo que existem itens que podem chegar á mais de 50 mil reais de valor de venda.
Outro destaque são que as peças podem ser personalizadas com as iniciais do nome do comprador, por exemplo.
Vendo o incipiente mercado de luxo no Brasil, Daniel Mendes, já cliente da marca, viu a oportunidade e iniciou uma negociação para ser representante deles no Brasil e na América Latina.
Após meses de conversa conseguiu uma abertura para importar a marca e nos procurou para elaborar o plano de negócios e implantar a loja virtual aqui.
Plano de Negócios
A ideia foi elaborar o plano de negócios para o e-commerce inicialmente mas com a possibilidade futura de ter lojas físicas também.
O primeiro passo foi entender em detalhes o perfil dos clientes da Atolyestone e o catálogo de produtos.
Daniel tem uma excelente rede de contatos, dentro do perfil da marca, e vimos que aceitação dos produtos era muito boa.
Fizemos um estudo de viabilidade de todos os produtos com custos de importação, prazos e margens que poderíamos trabalhar aqui.
Além disso incluímos um canal de vendas no atacado (B2B) com a ideia de realizar parcerias com grandes varejistas do segmento no Brasil.
GQ Brasil e Celebridades
No plano de marketing descobrimos que o principal canal seria trabalhar muito forte a marca e patrocinar celebridades.
Uma opção seria trabalharmos com agências de assessoria de imprensa e também com portais especializados.
Assim chegamos na revista GQ Brasil e fechamos um evento de lançamento da marca, além de publicações nas edições impressas.
Também fechamos parcerias com celebridades como os atores Jonathan Azevedo, Léo Picon e o apresentador Ivan Moré.
Hoje a marca já está mais conhecida sendo que várias personalidades já viraram clientes fiéis como o Faustão, Marcelo Serrado, Eduardo Costa, Emilio Dantas entre outros.
Plataforma
Por sua grande flexibilidade e pela possibilidade de trabalhar atacado e varejo no mesmo sistema escolhemos o Magento como plataforma.
A solução foi um modelo SaaS fornecido pela Widecommerce que fez um grande trabalho no desenvolvimento do layout.
Logística
No plano também definimos os processos logísticos dentro do brasil, após a importação, sendo que Daniel já tinha um local para armazenagem.
O sistema de gestão online (ERP) escolhido foi a Eccosys. Como Daniel já tinha outro negócio, a Tamiya Brasil, no qual utilizava o Bling e o Magento como plataforma também, foi necessário um sistema mais automatizado para melhorar a agilidade nos processos de gestão dos dois negócios.
Investidor e aprovação com a Matriz
No plano financeiro fizemos toda a análise de viabilidade considerando os principais indicadores como payback, capital de giro e ponto de equilíbrio, além da simulação de cenários projetado, otimista e pessimista.
Para essa operação sair do papel entrou um investidor no negócio que era amigo de Daniel e também já cliente da marca. Ele aprovou o plano e assim demos seguimento para apresentação para a Matriz.
Elaboramos uma versão em inglês do plano de negócios e fizemos a apresentação, intermediando as negociações entre eles e Daniel.
Após muita conversa e novas reuniões conseguimos chegar em um acordo e o licenciamento da marca no Brasil e América Latina foi oficializado.
Marcio Tucunduva é um profissional na área de e-commerce que hoje em dia é difícil de conseguir encontrar. Ele foi responsável por dois projetos meus, o site da Tamiya Brasil e Atolyestone, dois segmentos totalmente diferentes um do outro. A Tamiya no segmento de hobbymodelismo e Atolyestone no segmento de jóias masculinas. Foi responsável por toda a criação desde o plano de negócios ao sistema de pagamentos, é um profissional responsável e tem conhecimento nessa área. Depois de mais de 6 anos trabalhando juntos viramos amigos. Todos os meus amigos que pedem indicação de um consultor de e-commerce eu indico a empresa do Marcio Tucunduva, porque ele conquistou nossa confiança ao logos dos anos mostrando eficiência no seu trabalho!!
Daniel Mendes
Conclusão
Esse projeto envolveu diversos desafios desde o início. Tivemos uma certa resistência da marca com relação a oportunidade de negócio aqui mas que foi superada em função de todo o planejamento realizado.
A viabilidade de importação também foi algo que tivemos que trabalhar bastante por causa das barreiras impostas pelo nosso governo.
Ter acesso ao mercado de luxo e clientes nesse segmento também foi um desafio que não teria sido possível caso não fosse o grande empenho de Daniel. O trabalho na sua rede de contatos e as negociações com diversos stakeholders do negócio foi algo de grande mérito por parte dele.
Superar todos esses desafios foi uma grande satisfação e vejo que a marca ainda tem muito a crescer no Brasil. O trabalho consistente de todos os envolvidos foi fundamental para viabilizar o negócio.
Você tem uma ideia de negócio e não sabe como implantar? Faça como a Atolyestone e entre em contato conosco, estamos prontos para te ajudar!