Atolyestone Brasil

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A Atolyestone é uma marca inglesa extremamente conceituada no mercado de luxo internacional de jóias masculinas.

A empresa trabalha com jóias artesanais em prata e ouro sendo que o design é inspirado na cultura da cidade de Istambul, na Turquia, que foi onde o designer fundador da marca teve a ideia de unir a beleza das culturas do oriente e ocidente.

As principais linhas de produtos são pulseiras, colares e anéis sendo que existem itens que podem chegar á mais de 50 mil reais de valor de venda.

Outro destaque são que as peças podem ser personalizadas com as iniciais do nome do comprador, por exemplo.

Vendo o incipiente mercado de luxo no Brasil, Daniel Mendes, já cliente da marca, viu a oportunidade e iniciou uma negociação para ser representante deles no Brasil e na América Latina.

Após meses de conversa conseguiu uma abertura para importar a marca e nos procurou para elaborar o plano de negócios e implantar a loja virtual aqui.

Plano  de Negócios

A ideia foi elaborar o plano de negócios para o e-commerce inicialmente mas com a possibilidade futura de ter lojas físicas também.

O primeiro passo foi entender em detalhes o perfil dos clientes da Atolyestone e o catálogo de produtos.

Daniel tem uma excelente rede de contatos, dentro do perfil da marca, e vimos que aceitação dos produtos era muito boa.

Fizemos um estudo de viabilidade de todos os produtos com custos de importação, prazos e margens que poderíamos trabalhar aqui.

Além disso incluímos um canal de vendas no atacado (B2B) com a ideia de realizar parcerias com grandes varejistas do segmento no Brasil.

Análise de importação dos produtos

 

GQ Brasil e Celebridades

No plano de marketing descobrimos que o principal canal seria trabalhar muito forte a marca e patrocinar celebridades.

Uma opção seria trabalharmos com agências de assessoria de imprensa e também com portais especializados.

Assim chegamos na revista GQ Brasil e fechamos um evento de lançamento da marca, além de publicações nas edições impressas.

Edição de Agosto/18 da GQ Brasil que a Atolyestone participou

 

Também fechamos parcerias com celebridades como os atores Jonathan Azevedo, Léo Picon e o apresentador Ivan Moré.

Hoje a marca já está mais conhecida sendo que várias personalidades já viraram clientes fiéis como o Faustão, Marcelo Serrado, Eduardo Costa, Emilio Dantas entre outros.

Plataforma

Por sua grande flexibilidade e pela possibilidade de trabalhar atacado e varejo no mesmo sistema escolhemos o Magento como plataforma.

A solução foi um modelo SaaS fornecido pela Widecommerce que fez um grande trabalho no desenvolvimento do layout.

Layout Atolyestone Brasil (B2C)

 

Logística

No plano também definimos os processos logísticos dentro do brasil, após a importação, sendo que Daniel já tinha um local para armazenagem.

O sistema de gestão online (ERP) escolhido foi a Eccosys. Como Daniel já tinha outro negócio, a Tamiya Brasil, no qual utilizava o Bling e o Magento como plataforma também, foi necessário um sistema mais automatizado para melhorar a agilidade nos processos de gestão dos dois negócios.

Investidor e aprovação com a Matriz

No plano financeiro fizemos toda a análise de viabilidade considerando os principais indicadores como payback, capital de giro e ponto de equilíbrio, além da simulação de cenários projetado, otimista e pessimista.

Para essa operação sair do papel entrou um investidor no negócio que era amigo de Daniel e também já cliente da marca. Ele aprovou o plano e assim demos seguimento para apresentação para a Matriz.

Elaboramos uma versão em inglês do plano de negócios e fizemos a apresentação, intermediando as negociações entre eles e Daniel.

Após muita conversa e novas reuniões conseguimos chegar em um acordo e o licenciamento da marca no Brasil e América Latina foi oficializado.

Marcio Tucunduva é um profissional na área de e-commerce que hoje em dia é difícil de conseguir encontrar. Ele foi responsável por dois projetos meus, o site da Tamiya Brasil e Atolyestone, dois segmentos totalmente diferentes um do outro. A Tamiya no segmento de hobbymodelismo e Atolyestone no segmento de jóias masculinas. Foi responsável por toda a criação desde o plano de negócios ao sistema de pagamentos, é um profissional responsável e tem conhecimento nessa área. Depois de mais de 6 anos trabalhando juntos viramos amigos. Todos os meus amigos que pedem indicação de um consultor de e-commerce eu indico a empresa do Marcio Tucunduva, porque ele conquistou nossa confiança ao logos dos anos mostrando eficiência no seu trabalho!!

Daniel Mendes

 

Conclusão

Esse projeto envolveu diversos desafios desde o início. Tivemos uma certa resistência da marca com relação a oportunidade de negócio aqui mas que foi superada em função de todo o planejamento realizado.

A viabilidade de importação também foi algo que tivemos que trabalhar bastante por causa das barreiras impostas pelo nosso governo.

Ter acesso ao mercado de luxo e clientes nesse segmento também foi um desafio que não teria sido possível caso não fosse o grande empenho de Daniel. O trabalho na sua rede de contatos e as negociações com diversos stakeholders do negócio foi algo de grande mérito por parte dele.

Superar todos esses desafios foi uma grande satisfação e vejo que a marca ainda tem muito a crescer no Brasil. O trabalho consistente de todos os envolvidos foi fundamental para viabilizar o negócio.

Você tem uma ideia de negócio e não sabe como implantar? Faça como a Atolyestone e entre em contato conosco, estamos prontos para te ajudar!

 

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