Ambienzzi Home Decor

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A Ambienzzi Home Decor nasceu de um sonho do casal Jayme e Rosana de abrir um negócio relacionado ao que gostavam.

Eles já haviam empreendido em outro segmento anteriormente mas sem um canal digital.

Unindo o bom gosto pela casa e decoração e a vontade de empreender novamente nos contrataram para implantação de um e-commerce nesse segmento.

Plano de Negócios

O mercado de casa e decoração já chegou a ser um dos líderes em vendas no e-commerce e hoje está voltando a crescer.

O segmento apresenta uma grande variedade de fornecedores o que possibilita ter um catálogo de produtos sempre com novidades e itens diferenciados.

 

A muito tempo tínhamos um sonho de abrir um negócio porém uma preocupação com a situação atual do Brasil, da nossa economia, etc… não temos mais tempo de se dar ao luxo de empreender errado ou de arriscar, já fizemos isso algumas vezes e não deu certo, então queríamos algo profissional, com sustentabilidade e com uma projeção a médio e longo prazo. Então decidimos investir no planejamento, nosso negócio daria resultado? Em quanto tempo? Qual seria o investimento necessário? E o segmento daria retorno? Eram muitas perguntas sem resposta, então resolvemos procurar um profissional de confiança para nos ajudar, e encontramos o apoio e o profissionalismo da Smart4plan. Pode dar errado? Pode, mas as chances de dar certo com um bom planejamento, um orçamento realista e uma visão de investimento necessário aumenta e muito a chance de dar certo. Obrigada Marcio, seu profissionalismo e competência tem nos ajudado muito a realizar o nosso sonho. Bons negócios.

Rosana Motta

 

A onda crescente de interesse por culinária e programas como o Masterchef também tem ajudado na demanda por itens para cozinha.

O primeiro passo foi elaborar o plano de negócios para e-commerce. Fizemos um estudo completo de todas as áreas, englobando marketing, plataforma, logística e financeiro.

Marketing

No plano de marketing iniciamos montando o canvas (modelo de negócios) onde identificamos 3 segmentos de clientes iniciais além das proposta de valor, voltadas ao bem estar pessoal e familiar, maior prazer em cozinhar e na celebração de momentos especiais.

O catálogo de produtos inicial foi montado com base em 4 categorias chave: decoração, cozinha, mesa e bar. As primeiras compras foram feitas já na visita á feiras de fornecedores do segmento como a Abup e Abcasa.

Na sequência determinamos os principais canais de marketing para a divulgação, incluindo orçamento de mídia, taxa de conversão, ticket médio e ROI.

Além disso foi realizado um estudo de palavras-chave no google para entendermos os termos mais buscados e custos de anúncios.

Identidade Visual Ambienzzi

 

Na estrutura de marketing vimos portais que poderiam ser potenciais parceiros como sites de casamentos, de decoração e cozinha além de listar alguns influenciadores. Também foi definida, após algumas cotações, a agência Projetual para gestão do marketing e implantação da loja virtual.

Através do google trends conseguimos definir as principais sazonalidades do mercado de decoração e, com base em todas essas informações, foi criada as projeções de vendas para os primeiros 5 anos da loja virtual.

Sazonalidades

Plataforma

Para início desse projeto buscamos uma plataforma de e-commerce de baixo custo-benefício e que tivesse algumas funcionalidades específicas do segmento de casa e decoração como lista de presentes. Dessa forma a opção escolhida foi a Tray.

Outro ponto importante foi a possibilidade de integração com marketplaces, um canal que, apesar de não ser o principal da loja, irá agregar bastante no início das operações.

Layout Ambienzzi Home Decor

 

Logística

Inicialmente o casal optou por realizar as operações da loja na sua residência mesmo, economizando custos como aluguel ou uma logística terceirizada.

Definimos os insumos necessários como caixas de papelão, plástico bolha, impressora, etc além do sistema de gestão (ERP) para controle financeiro, comercial e emissão de notas fiscais.

Serão utilizados os correios e uma transportadora para envio dos produtos através da solução do Frete Fácil da plataforma.

Com base nas projeções de vendas estimamos o volume de pedidos por dia/mês para cada ano da operação.

Financeiro

A última etapa do plano de negócios foi a análise de viabilidade do e-commerce.

Com tudo definido nas áreas anteriores estimamos todos os custos fixos e variáveis, meios de pagamentos, margens e foi elaborada a DRE para os 5 primeiros anos da loja virtual.

Além disso foram projetados os custos com impostos do simples nacional e outros indicadores como margem de contribuição e lucratividade.

Com base nas projeções de vendas e nesses custos fizemos as projeções mensais do fluxo de caixa.

Foi projetado o investimento inicial e, com base nos dados anteriores, fizemos a análise de viabilidade incluindo o payback, ponto de equilíbrio, capital de giro necessário e percentual de lucratividade.

Foram analisados 3 cenários (projetado, otimista e pessimista) sendo que o projeto foi aprovado por Jayme e Rosana.

Análise Viabilidade

Implantação e Gestão

O projeto está na fase de implantação do e-commerce. Já foram definidos o nome, identidade visual e o layout da loja está aprovado.

O estoque inicial também já foi comprado e agora estamos finalizando as últimas configurações administrativas na plataforma e ERP.

A previsão para o go-live da Ambienzzi é em Novembro de 2019.

Conclusão

Um projeto de e-commerce exige bastante dedicação e estudo dos sócios, mesmo que já tenham tido alguma experiência com o varejo físico.

Jayme e Rosana se mostraram bem empenhados em fazer tudo o que é preciso para construir uma marca forte e com visão de longo prazo.

Temos certeza que com toda essa dedicação, com parceiros competentes e muito trabalho os resultados irão acontecer.

Se você também quer ser um case de sucesso no e-commerce entre em contato conosco, estamos prontos para te ajudar!

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